Revistacarros

Peugeot mostra como vão mudar os volantes

Peugeot

Concepts, designs, protótipos, sabemos que valem o que valem na indústria automóvel, e que muitas ideias ficam pelo caminho no trajeto até à versão de produção. Mas este Polygon, segundo a Peugeot, traz consigo o futuro arrojado, inovador e surpreendente dos volantes nos carros da marca.

Diz o emblema do leão que o Hypersquare é “mais do que um novo formato”, aparentemente, é uma abordagem completamente nova para o já consagrado e controverso “i-Cockpit”.

O novo volante retangular, a falar diretamente para a comunidade gamer que a Peugeot pretende cativar, apresenta quatro módulos circulares em cada canto para funcionalidade e está conectado às rodas mediante eletricidade.

Não se trata mais de uma ligação mecânica entre a ponta dos dedos e o pneu dianteiro, mas sim no sistema de direção steer-by-wire, que para além da funcionalidade clássica de assistência à direção, o sistema inova ao adicionar uma variação da desmultiplicação da direção em função da velocidade.

VER aqui EM VÍDEO 

A baixa velocidade, para estacionar ou fazer inversão de marcha, o Hypersquare permite realizar todas as manobras com facilidade e rapidez, sem tirar as mãos do volante nem dar várias voltas (nota: rotação máxima de 170° em cada sentido – um pouco menos do que uma volta completa – contra três voltas completas com um volante tradicional.

A Peugeot, em Portugal, à margem da apresentação dinâmica do novo 308, anunciou que o sistema de direção eletrónica (steer-by-wire), vai chegar a um modelo de produção até 2027.

Exit mobile version