O Opel Grandland Eletric passa a contar a partir de agora com uma versão de tração integral, uma solução pensada para melhorar a estabilidade e a segurança em pisos escorregadios, típicos do inverno.

Para isso, o Grandland Eletric AWD combina dois motores elétricos, um instalado no eixo dianteiro com 213 cv, com um motor elétrico adicional no eixo traseiro de 112 cv, para uma potência combinada do sistema de 325 cv e um binário máximo de 509 Nm, disponível de forma imediata. Segundo a Opel, esta configuração de tração integral proporciona uma condução mais previsível e segura em trajetos exigentes, como estradas de montanha no inverno.
O chassis e os quatro modos de condução: 4WD, Sport, Normal e Eco, selecionáveis individualmente são cruciais para um contacto ideal com a estrada e uma aderência fiável. A tecnologia exclusiva de amortecimento seletivo de frequência incorpora um segundo circuito hidráulico na câmara do amortecedor para adaptar mecanicamente a força de amortecimento relativamente à frequência.
Dependendo da situação, das condições da superfície da estrada e do estilo de condução, a Opel refere que o Grandland Eletric permite diferentes características de amortecimento para uma condução confortável em altas frequências – ou seja, com impactos curtos, como em estradas montanhosas irregulares ou calçadas de pedra – bem como para um estilo de condução desportivo e ambicioso, com contacto mais direto com a estrada em baixas frequência.
Embora menos relevante em condições de inverno, o Grandland Eletric de tração integral acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos, beneficiando para isso de um coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd) de 0,278, o que tornam o Electric AWD a versão do Grandland mais eficiente em termos aerodinâmicos.
Em matéria de carregamento, a bateria de iões de lítio NMC com capacidade utilizável de 73 kWh da variante de tração integral do Grandland Eletric, pode ser carregada de 20 a 80% num carregador rápido em menos de 30 minutos e a autonomia anunciada é de 502 km (WLTP).
A Opel já anunciou que o Grandland Eletric AWD está disponível no mercado nacional por um preço que arranca nos 51.650 euros, com IVA incluído.
Leia também: