Revistacarros

O motor híbrido mais eficiente de sempre? Horse e Repsol dizem que sim

Horse

A Horse Powertrain, a joint-venture entre o Grupo Renault e a Geely, em parceria com a Repsol revelaram que estão a desenvolver um motor híbrido que promete redefinir os padrões de eficiência na indústria automóvel.

O HORSE H12 Concept combina um motor de combustão otimizado alimentado por gasolina 100% renovável, que alcança uma eficiência térmica de 44,2% e uma redução de 40% no consumo face à média dos automóveis novos registados na Europa em 2023.

Segundo as duas empresas, “o novo motor permite consumos inferiores a 3,3 l/100 km em ciclo WLTP. A maior eficiência traduz‑se diretamente em menores emissões: um veículo de segmento médio equipado com este sistema poderá emitir menos 1,77 toneladas de CO₂ por ano do que um modelo equivalente a gasolina convencional, considerando uma utilização anual de 12.500 km”.

Em comunicado, as duas empresas esclarecem que O HORSE H12 Concept é uma evolução do motor HR12 e integra um conjunto de inovações técnicas: taxa de compressão de 17:1, sistema EGR de nova geração, turbocompressor otimizado, ignição de alta energia e uma caixa híbrida revista com gestão energética melhorada. A redução do atrito interno foi conseguida graças a novos lubrificantes desenvolvidos pela Repsol.

 “O HORSE H12 Concept é um exemplo de como motores altamente eficientes e combustíveis renováveis ​​podem reduzir as emissões hoje, sem esperar por soluções futuras. Como empresa, acreditamos que depender de uma única tecnologia não é a maneira mais rápida de reduzir as emissões. É por isso que defendemos uma abordagem tecnologicamente neutra que permita a inovação em todas as soluções – elétricas, híbridas, extensores de autonomia e combustíveis de baixo carbono.”, disse Patrice Haettel, CEO da Horse Technologies

Exit mobile version