Revistacarros

O IKEA não sabe, mas uma das suas pias está a ajudar este “Lamborghini” a rugir

Não é um Lamborghini. É uma réplica fantástica que é também a materialização de uma memória de cinema que teimou em não morrer. Steinar Thyholdt, um norueguês de 57 anos, não comprou o supercarro dos seus sonhos, mas criou-o, peça a peça, do universo à sua volta, incluindo da cozinha IKEA…

Durante sete anos, a sua garagem em Malvik transformou-se num ateliê de alquimia automóvel. A matéria-prima? Um motor V12 de um BMW, a eletrónica de um Audi, o mecanismo de um elevador de janelas de um Volvo e, de forma mais surpreendente, pias de louça compradas no IKEA, que foram meticulosamente adaptadas para camuflar o sistema de escape.

A obsessão nasceu de uma semente plantada nos anos 80, no ecrã de cinema, com “The Cannonball Run”. Décadas depois, essa semente germinou não como uma réplica, mas como uma interpretação artística e mecânica. A carroçaria, uma procura quixotesca que cruzou oceanos até ao México, é a casca de uma ideia. A sua estrutura de aço, primeiro esboçada em madeira, é o esqueleto de uma perseverança incomum.

O que Steinar construiu vai além de um automóvel; é um manifesto sobre a relação entre o homem e a máquina. Num mundo de consumo imediato, ele escolheu a via da criação, do suor e da paciência. O seu “Aventador” é uma colagem de identidades mecânicas, unificadas por uma visão singular, onde uma pia de cozinha se torna parte da alma de um supercarro.

Harald Skjøldt, presidente do Clube Lamborghini da Noruega, não vê uma mera cópia, mas um tributo. “Tenho um respeito profundo pelo trabalho realizado. Isto é a essência pura da paixão automóvel”, afirma, reconhecendo que o valor do projeto não está na sua fidelidade, mas na sua autenticidade.

O preço final de cerca de 86 mil euros é um mero detalhe contabilístico. A verdadeira moeda de troca foram 2.555 dias de dedicação, uma linguagem universal que transformou um sonho de infância numa escultura de aço e engenho, pronta para cortar o vento norueguês.

Leia ainda:

Tesla Model Y de baixo custo chega a Portugal e já tem preço

Exit mobile version