Revistacarros

Elétricos, sim! Mas o GTI mais potente de sempre é a combustão

Já se passou mais de um ano desde que a Volkswagen sinalizou a sua intenção de fazer um GTI elétrico.

O conceito ID. GTI Concept evoluirá para um modelo de produção em 2026 para o mercado europeu. Mas isso era apenas um desejo na altura. Hoje, a Volkswagen prova que a gasolina ainda tem muita vida. Para celebrar meio século de lenda, o Golf GTI Edition 50 chega com 325 CV, tornando-se o GTI de produção mais potente de sempre. A encomenda já começou na Alemanha

Entre os destaques, o motor 2.0 TSI turbo que agora desenvolve 325 CV e 420 Nm de binário, transmitida ao asfalto através da caixa automática DSG de sete relações.

Pack opcional GTI Performance com chassis desportivo, jantes em liga leve de 19 polegadas, pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race e sistema de escape em titânio Akrapovič

O GTI Edition 50 chega também com uma suspensão rebaixada em 15 mm, jantes de 19 polegadas e o controlo de chassis adaptativo (DCC) de série. Os detalhes estéticos não passam despercebidos: espelhos e spoiler em preto, a faixa lateral em degradê que desvanece para o vermelho Tornado (uma das cinco cores disponíveis) e os logótipos ‘GTI 50’ que marcam a efeméride.

No interior, o ambiente é puro culto GTI. Os bancos ostentam o padrão axadrezado histórico, os cintos de segurança são vermelhos e o volante traz o emblema comemorativo.

Pack corta o peso e baixa os tempos

A Volkswagen sabe que os puristas vão querer mais. Para eles, há um Pacote Edition 50 GTI opcional. Este kit inclui jantes forjadas de 19 polegadas, pneus semi-slick, um sistema de escape em titânio e um chassis ainda 5 mm mais baixo.

O resultado? Uma redução de peso de cerca de 30 kg e uma afinação desportiva radical. Foi com este pacote que, no passado mês de abril, o piloto Benjamin Leuchter estabeleceu o recorde absoluto para um Golf de produção no inferno do Nürburgring Nordschleife: 7 minutos e 46,13 segundos. Um número que coloca este hatchback no patamar de superdesportivos.

Preço e Disponibilidade

A lenda tem um preço. Na Alemanha, o GTI Edition 50 tem um preço base de 54.540 euros. Quiser o pacote de performance que bateu o recorde, prepara-se para desembolsar mais 4.200 euros.

As primeiras unidades serão entregues aos clientes no primeiro trimestre de 2026, mas a produção arranca ainda este ano. Uma mensagem clara: a combustão ainda está longe de dizer o último adeus.

Exit mobile version