A Toyota acaba de nos dar o primeiro vislumbre oficial da próxima geração do RAV4 através de uma série de fotos, embora não tenha revelado o nome do carro. Mas sejamos honestos, todos sabemos o que é. A revelação completa está marcada para 21 de maio.
A partir destas imagens, fica claro que o estilo do habitáculo se assemelha mais ao Prius do que ao do Camry. As caraterísticas que se destacam incluem um painel de instrumentos digital independente e um grande ecrã de infoentretenimento situado na parte superior da consola central. Também é possível ver uma nova consola central robusta com o que parece ser uma alavanca de mudanças redesenhada.
Leia também: Sabe quantos Toyota estão em circulação em todo o mundo?
Muito parecido com o Camry mais recente, o novo modelo deve manter a plataforma e os motores existentes. Embora o exterior receba um novo polimento elegante, há sinais claros de que este não é um modelo “totalmente novo” no sentido tradicional.
A dianteira adota a mais recente linguagem de design da Toyota, vista no Prius e no novo Camry. Apresenta DRL envolventes com secções internas em forma de cabeça de martelo e uma grelha em forma de favo de mel. Esperamos algumas diferenças em relação à nossa ilustração preliminar, baseada em protótipos avistados no Japão, pelo que o produto final poderá ter um aspeto mais quadrado, com elementos mais contrastantes.
De lado, o RAV4 mantém a sua silhueta reconhecível, com opções de teto em dois tons e revestimento inferior contrastante e arrojado. A disposição das janelas e dos pilares é quase idêntica à do modelo atual. Na traseira, é provável que veja um conjunto de luzes traseiras LED em toda a largura, combinado com um revestimento inferior quadrado com incrustações prateadas para um toque moderno.
Têm circulado rumores sobre o novo motor turbo de 1,5 litros da Toyota, mas é improvável que ele seja incorporado na sexta geração do RAV4. Em vez disso, o modelo de 2026 poderá ser exclusivamente híbrido, com um sistema de propulsão semelhante ao do último Camry, com ligeiras melhorias em termos de potência e eficiência em relação à versão atual.
Se a configuração do Camry servir de indício, o novo RAV4 poderá ter um motor de 2,5 litros e quatro cilindros combinado com dois motores elétricos na tração dianteira, produzindo uma potência combinada de 228 CV (168 kW ).
A variante com tração integral adicionará um motor montado na traseira, melhorando a tração em todas as condições e aumentando a potência total para 235 CV (173 kW). Após o lançamento dos modelos híbridos auto-recarregáveis, também é esperada uma variante híbrida plug-in para se juntar à linha.
A notícia mais significativa reside na possibilidade de uma variante totalmente elétrica. Os detalhes são escassos, mas há rumores de que as revisões da plataforma TNGA-K consideraram a eletrificação total.