Há um novo Nissan Micra a chegar às estradas europeias antes do final deste ano: a sexta geração assume-se como 100% eléctrico ao partilhar a mesma base técnica dos Renault 5 E-Tech Electric e Alpine A290.
Se as proporções são praticamente as mesmas, embora ganhe mais 5 cm para chegar aos 3,97 metros de comprimento, a fisionomia por fora está bem diferenciada dos dois “primos”.
Outras diferenças encontram-se no capô plano, inclinado na ponta sobre uma faixa negra a fazer a vez da grelha, e nas laterais adornadas por duas entradas de ar verticais.
Se por fora quase tudo se fez para distinguir o novo Nissan Micra do R5 E-Tech Electric, a bordo tudo é igual, aparte alguns detalhes próprios como o desenho dos bancos dianteiros e o Monte Fuji gravado na consola central.
O sistema de infoentretenimento apoia-se na interface da Google para gerir todas as aplicações, onde se conta o essencial Google Maps com um planeador de rotas específico para o “elétrico” japonês.
Leia também: Toyota contactou a Nissan para uma potencial fusão
Sendo a habitabilidade a mesma do Renault 5 E-Tech Eléctric, com os seus 2,54 metros a separar ambos os eixos, quem viaja atrás pode sentir-se um pouco apertado para estender as pernas, com a bagageira a ficar-se nos 326 litros de capacidade.
Sempre equipado de série com bomba de calor, o Nissan Micra EV segue os mesmos passos motrizes do R5 E-Tech Electric, com a entrada na gama a fazer-se com a versão de 90 kW (122 CV) e 225 Nm.
O acumulador de 40 kWh promete uma autonomia até 308 quilómetros, que na variante equipada com a bateria de 52 kWh, para alimentar o motor de 110 kW (150 CV) e 245 Nm, chega aos 410 quilómetros.
São três os modos de condução (Eco, Comfort e Sport), a que se soma mais um personalizado para ajustar a resposta do acelerador e a consistência da direção de acordo com as preferências do condutor.
O recarregamento da bateria mais pequena faz-se até 80 kW em corrente contínua, subindo até 100 kW com a de 52 kWh; bastando 30 minutos para carregar de 15 a 80% em ambas.
Já o carregador de bordo nas duas versões admite até 11 kW em corrente alternada, dispondo ainda da tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) para alimentar dispositivos externos.
No campo da segurança e apoio à condução, o compacto assume o sistema ProPilot com velocidade de cruzeiro adaptativa, manutenção de faixa de rodagem e travagem de emergência, entre outras soluções.
A chegada do Nissan Micra EV aos concessionários nacionais está prevista para o final deste ano, altura em que serão conhecidos os preços de cada variante quando abrirem as encomendas.
E, até 2027, poder-se-á contar com mais três propostas eléctricas da insígnia japonesa, patentes nas novas gerações do Leaf e do Juke, sem esquecer um puro citadino baseado no futuro Twingo da Renault.