Revistacarros

Novo Mercedes GLB colocado à prova a temperaturas extremas

A Mercedes-Benz continua a trabalhar na segunda geração do GLB, que vai ser apresentada no início de dezembro, altura em que vamos conhecer as motorizações do novo SUV de cinco e sete lugares.

Para já os engenheiros da marca germânica estão a testar a nova geração do GLB em condições extremas, sujeitando o novo modelo a temperaturas árticas e tempestades de neve nas câmaras climáticas que equipam o centro de tecnologia de Sindelfingen, na Alemanha, e que cobrem praticamente todas as condições climatéricas concebíveis no mundo real e incluindo uma ampla margem de segurança.

Mercedes-Benz GLB

Canhões de neve de última geração permitem a produção de uma grande variedade de tipos de neve, numa vasta gama de temperaturas. Combinados com uma ventoinha de alta potência do túnel de vento, a Mercedes-Benz consegue simular tempestades violentas onde os flocos de neve atingem o veículo a velocidades até 200 km/h.

Outra ferramenta utilizada pelos engenheiros da Mercedes, para colocar à prova a nova geração do GLB é a chamada “Hot Road”. Trata-se de uma superfície de estrada simulada onde a temperatura pode ser ajustada continuamente entre +50°C e +70 °C, replicando desta forma com precisão as condições térmicas de um pavimento num dia de verão escaldante.

Apesar do gelo e neve dos testes não deixar ver o design exterior da nova geração do GLB, a Mercedes revelou imagens do interior, onde é notório que o novo modelo surge com um design mais purista, focado em elementos icónicos e alta tecnologia.

Um destaque do interior é o MBUX Superscreen opcional, numa disposição flutuante que se estende por toda a largura do tablier. O MB.OS combinado com a quarta geração do MBUX, apresenta um novo conceito operativo e inclui animações de boas-vindas redesenhadas, a avançada função Zero Layer, uma ampla gama de aplicações, o Assistente Virtual MBUX com avatares emocionalmente responsivos e tecnologia de IA generativa, navegação com Google Maps e o potente MBUX Surround Navigation 3D.

O MB.OS permite ainda os sistemas de assistência mais recentes, e já se sabe que o novo GLB dispõe de um conjunto abrangente de sistemas de assistência ao condutor, incluindo o DISTRONIC de série. O hardware inclui oito câmaras, cinco radares, 12 sensores ultrassónicos e um computador de alto desempenho com refrigeração líquida, preparado para futuras funcionalidades e atualizações over-the-air.

Outro detalhe elegante do novo Mercedes GLB é o grande tejadilho panorâmico, com vários níveis de opacidade, que pode ser alterada segmento por segmento em apenas 10 a 20 milissegundos. Além disso, o teto pode ainda ser iluminado opcionalmente, criando um céu estrelado personalizado ligado à iluminação ambiente. A luz é distribuída por meio de módulos LED posicionados à frente.

Desta forma, resta esperar pela apresentação da segunda geração do GLB, que terá lugar a 8 de dezembro, para ficarmos a conhecer detalhadamente o novo SUV de cinco e sete lugares da Mercedes.

Leia também:

Novo Mercedes Classe E elétrico apanhado em testes

Exit mobile version