Revistacarros

Novo iX5 vai ser o primeiro com cinco opções de combustível distintas

A BMW dá um passo importante na eletromobilidade com o novo iX5 Hydrogen, já inspirado na Neue Klasse, que será o primeiro SUV com célula de combustível produzido em série e a primeira geração de um X5 a integrar cinco tipos de motorização em opção num mesmo modelo: gasolina, Diesel, híbrido plug-in, elétrico a bateria e, em 2028, a hidrogénio.

iX5

Esta abordagem “technology-open” demonstra a versatilidade da plataforma Neue Klasse, permitindo integrar diferentes tipos de motorização numa mesma estrutura.

O iX5 Hydrogen resulta de testes de frota iniciados em 2023 e estreia uma pilha de combustível de terceira geração, desenvolvida em parceria com a Toyota, mais compacta, eficiente e potente. Funciona como um veículo elétrico, mas com energia proveniente de hidrogénio, com reabastecimento rápido e autonomia elevada, superando as limitações das baterias tradicionais.

Leia também: Este botão nos BMW será eterno

A BMW apresenta o hidrogénio como complemento à eletromobilidade, não apenas como curiosidade técnica. Para garantir a viabilidade, lidera a iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale), que desenvolve ecossistemas urbanos de abastecimento, envolvendo automóveis, camiões e autocarros, com projetos-piloto na Alemanha e França.

Com o iX5 Hydrogen, a BMW reforça a convicção de que a transição energética exige pluralidade de soluções, combinando baterias e hidrogénio, numa estratégia ousada que desafia a ideia de que apenas os veículos elétricos são o futuro da mobilidade.

Exit mobile version