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Mesmo com as portagens avariadas por 38 horas os japoneses quiseram pagar

No Japão, as autoestradas ficaram paralisadas durante quase dois dias. Os automobilistas puderam assim passar gratuitamente pelas portagens, uma vez que as barreiras estavam abertas.

Mas, num país onde a fraude é muito mal vista, eles próprios pagaram a sua passagem.  As raras vezes em que foi possível passar por um portagem sem pagar foi por causa dos coletes amarelos!

Mas, fora isso, é impossível escapar do pagamento das portagens, mesmo que alguns pequenos infratores se divertissem colando o veículo à frente para passar de graça. Imagine, no entanto, que os portos de portagem portugueses deixassem de funcionar repentinamente e que as empresas rodoviárias abrissem as barreiras. Se estas últimas pedissem que pagasse as suas viagens posteriormente, o faria? Foi exatamente isso que aconteceu no Japão.

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No início de abril, o sistema de portagem eletrónica de centenas de autoestradas em todo o país avariou. No total, 106 portagens, nas autoestradas Tomei e Chuo, em Tóquio, e nas prefeituras de Kanagawa, Yamanashi, Nagano, Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie, ficaram fora de serviço durante 38 horas. E isso não causou caos. Em vez de bloquear todo o tráfego, a operadora da autoestrada decidiu levantar todas as barreiras e deixar os motoristas passarem e seguirem seu caminho gratuitamente… pelo menos naquele momento.

Haveria cerca de um milhão de passagens nessas portagens durante as 38 horas de falha, uma perda considerável para a empresa que administra as autoestradas, a Nexco Central Japan, que, apesar de tudo, não podia obrigar os utilizadores a pagar. De facto, não existe nenhuma «cláusula que isente os condutores de pagar em caso do que se poderia chamar de falhas do sistema, como neste caso específico», comentou a imprensa japonesa.

Numa época em que os franceses ainda têm dificuldade em compreender o funcionamento das autoestradas de fluxo livre sem portagem e o seu modo de pagamento, os japoneses mostraram-se zelosos.

 

 

 

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