Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz revelou planos ambiciosos, incluindo 36 novos modelos, entre elétricos e a combustão, nos próximos anos.
A Mercedes-Benz está a preparar uma das maiores expansões da sua história, com um total de 36 novos modelos previstos para chegar ao mercado até ao final de 2027. A confirmação foi feita pelo CEO da marca, Ola Källenius, durante a Assembleia Geral Anual deste ano, onde destacou uma estratégia que combina veículos premium, inovação elétrica e flexibilidade para responder às exigências do mercado.
“Electric First”, mas sem abandonar os motores tradicionais.
Apesar do foco na eletrificação, a Mercedes manterá uma forte presença de modelos a combustão. Dos 36 lançamentos planeados, 17 serão totalmente elétricos, enquanto os restantes 19 continuarão a depender de motores tradicionais ou híbridos.
O novo CLA, recentemente apresentado, é o primeiro passo desta estratégia. Baseado na plataforma modular MMA, o modelo oferece versões elétricas com autonomias até 750 km e tecnologia de 800 volts, além de introduzir o novo sistema operativo MB.OS, que promete assistências avançadas de condução. Em 2026, será acompanhado por uma variante Shooting Brake.
Destaques para 2026
– Classe S: A berlina de topo da Mercedes receberá um facelift com atualizações estéticas e tecnológicas, incluindo o MB.OS. Ainda não está confirmado se o EQS será renomeado como “Classe S Elétrico”.
– Novo GLE: A quinta geração do SUV chegará com uma versão de eixo alongado para o mercado chinês e possivelmente uma variante 100% elétrica.
– “Pequeno G” Elétrico, Um modelo compacto inspirado no icónico Classe G, mantendo o design robusto, mas com zero emissões.
O que esperar em 2027?
O grande lançamento do ano será o Classe E totalmente elétrico, marcando a primeira vez que a berlina média da Mercedes abdica dos motores tradicionais. Além disso, esperam-se renovações para o SL Roadster, GT Coupé e CLE.
Estratégia flexível para um mercado em mudança
Källenius sublinhou que a Mercedes está a adotar uma abordagem adaptável, permitindo ajustes conforme a procura do mercado. “O lema é *Electric First*, mas com a flexibilidade necessária para responder às necessidades dos clientes”, afirmou.
Com esta ofensiva, a marca alemã reafirma a sua posição no segmento premium, apostando tanto na tradição como na inovação. Os entusiastas portugueses terão muito por onde escolher nos próximos anos.
Fonte: Autopista