A Mercedes-Benz revelou a segunda geração do GLB, o SUV de sete lugares, que chega numa primeira fase em versão 100% elétrica e para mais tarde está prevista uma variante híbrida.
Tendo por base a nova plataforma MMA da Mercedes, a mesma do novo CLA, e uma arquitetura de 800 volts, o GLB 100% elétrico está disponível em duas versões. GLB 250+ com tecnologia EQ, com um motor elétrico no eixo posterior que debita 272 cv (200 kW) de potência e 335 Nm, anunciando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

Já o GLB 350 4Matic com tecnologia EQ, está equipada com dois motores elétricos, um por eixo, com tração integral, que debitam 354 cv (260 kW) e 380 Nm de binário máximo. Esta opção 4×4 permite acelerar e 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 255 km/.
As duas versões totalmente elétricas do GLB fazem uso de uma bateria de 85 kWh, que anuncia, no caso do GLB 250+, uma autonomia de até 631 km (em ciclo WLTP), consumos de 18,3/15,8 kWh e carregamentos rápidos até 320 kW, que permite repor 260 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Por seu lado, a variante com tração integral, anuncia uma autonomia de até 614 km, um consumo combinado de 18,6/15,9 kWhm, e um carregamento rápido capaz de repor até 255 km de autonomia em 10 minutos. A Mercedes anunciou ainda que brevemente a gama vai ganhar novas versões elétricas bem como variantes híbridas.
Com um visual familiar, mas totalmente novo por dentro, a nova geração do GLB está disponível com cinco e sete lugares e no seu interior merece destaque o MBUX Superscreen opcional, numa disposição flutuante que se estende por toda a largura do tablier, e que combina por um painel de instrumentos com 10,25’’, a que se juntam dois ecrãs de 14’’, um destinado ao condutor e outro para o passageiro.
O sistema operativo MB.OS, combinado com a quarta geração do MBUX, apresenta um novo conceito operativo e inclui animações de boas-vindas redesenhadas, a avançada função Zero Layer, uma ampla gama de aplicações, o Assistente Virtual MBUX com avatares emocionalmente responsivos e tecnologia de IA generativa, navegação com Google Maps e o potente MBUX Surround Navigation 3D.
O MB.OS permite ainda os sistemas de assistência ao condutor mais recentes, incluindo o DISTRONIC de série. O hardware inclui oito câmaras, cinco radares, 12 sensores ultrassónicos e um computador de alto desempenho com refrigeração líquida, preparado para futuras funcionalidades e atualizações over-the-air.
Com mais 60 mm entre eixos, a Mercedes refere que o novo GLB oferece mais espaço na segunda e na terceira fila de bancos do que o seu antecessor. Além disso, é agora mais fácil aceder ao banco traseiro, beneficiando para isso de aberturas maiores das portas e à maior amplitude de ajuste dos bancos do meio.
Em matéria de arrumação, a nova geração do GLB apresenta uma bagageira com 480 litros na versão de sete lugares e 540 litros na configuração de cinco lugares. Na frente existe ainda um “frunk” com uma capacidade de 127 litros.
A Mercedes anunciou que o novo GLB já está disponível para encomenda na Alemanha, por um preço que arranca nos 59.048 euros para a versão O GLB 250+, enquanto o GLB 350 4MATIC começa nos 62.178 euros.
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