A Mercedes-AMG está a tornar-se elétrica e está a fazê-lo em grande estilo com o concept GT XX. É um coupé de quatro portas louco com três motores de fluxo axial que produzem uma potência combinada superior a 1.360 CV (1.000 kW).
A secção dianteira em forma de peixe é dominada por uma grelha enorme que ocupa quase toda a largura do veículo. É tão larga que os designers tiveram de incorporar as luzes auxiliares na mesma.
Os designers deram ao concept um para-brisa elegante, que se encontra com uma linha do teto semelhante a um coupé. Isso resulta numa estrutura compacta, que se destaca por evitar uma janela traseira como o Polestar 4.
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Enquanto a Mercedes costumava apostar no couro e na madeira, o interior do GT XX assemelha-se a um simulador de corridas. Esta sensação é amplificada por um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, um sistema de infoentretenimento de 14 polegadas e um volante compacto inspirado no AMG ONE.
Os designers deram ao modelo um painel minimalista e componentes metálicos que são parte computador, parte Back to the Future. A eles juntam-se painéis de porta leves com barras integradas e alças laranja.
Os três motores de fluxo axial são da Yasa e oferecem alta potência num pacote extremamente compacto. Entrarão em produção no próximo ano e serão encontrados numa variedade de modelos AMG que serão lançados, incluindo o novo GT 4 portas e SUV.
A Mercedes não revelou muitos detalhes sobre os motores, mas confirmou que um está montado na frente e dois na parte traseira. Isto confere ao veículo um sistema de tração integral totalmente variável, bem como uma potência combinada superior a 1360 CV (1000 kW). É o suficiente para permitir que o carro atinja uma velocidade máxima de mais de 359 km/h.
Aprofundando um pouco mais, a bateria tem células cilíndricas e uma carcaça de alumínio soldada a laser. Esses desenvolvimentos prometem redução de peso, bem como rápida dissipação de calor. Por falar nisso, a bateria também possui um «líquido de arrefecimento de alta tecnologia» que «flui ao redor de cada célula individual para manter a temperatura ideal».
A rapidez não se aplica apenas à aceleração, já que o concept pode ganhar aproximadamente 400 km de autonomia em cerca de cinco minutos. Isso é impressionantemente rápido e foi possível graças a uma «potência média de carregamento muito alta, superior a 850 kW.
Como isso é muitas vezes superior aos carregadores rápidos DC tradicionais, a Mercedes juntou-se à Alpitronic para desenvolver um protótipo de estação de carregamento. Embora o modelo de produção provavelmente não seja tão impressionante, a empresa disse que expandirá a Mercedes-Benz Charging Network com carregadores de última geração que oferecem “tempos de carregamento extremamente rápidos”.
Quanto à plataforma AMG.EA, usa uma mistura de alumínio, aço e materiais compostos de fibra para oferecer leveza e “rigidez excepcional”. A Mercedes também observou que a arquitetura do skate elétrico permite que a bateria seja integrada centralmente à estrutura para oferecer um alto nível de segurança em caso de colisão.