A Mercedes-AMG acaba de revelar o novo GLC 53 equipado com um motor de seis cilindros em linha, marcando o fim dos modelos GLC 43 e GLC 63 S E Performance de quatro cilindros, cuja descontinuação ocorrerá em 2027.
O novo AMG GLC 53 combina uma versão revista do motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros da Mercedes com dupla sobrealimentação — através de um turbocompressor de gases de escape e de um compressor elétrico auxiliar. O conjunto debita 449 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, podendo atingir 640 Nm durante 10 segundos em função overboost, às 5.200 rpm.

O sistema integrado de arranque-gerador (ISG) de segunda geração está compactamente instalado na campânula da transmissão AMG SpeedShift TCT 9G de nove relações. Como componente central do sistema elétrico de 48 volts, funciona não só como gerador, mas também como elemento híbrido. Entre as suas funções estão o aumento temporário de 23 cv e 205 Nm, a recuperação de energia, o deslocamento do ponto de carga, a condução em “coasting” (à vela) e o arranque praticamente impercetível do motor na função start-stop.
Os valores de desempenho impressionam: o Mercedes-AMG GLC 53 4MATIC+ acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos (com RACE START do AMG DYNAMIC PLUS Package). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, podendo subir para 270 km/h com o opcional AMG Driver’s Package.
Além do desempenho, o novo GLC 53 4MATIC+ pretende cativar pelo seu caráter acústico. A Mercedes-AMG reforçou o som potente e emocional do motor com um novo sistema de escape que integra ressonadores específicos para amplificar a experiência sonora. Os estalidos ao levantar o pé do acelerador, as típicas explosões AMG e o som grave sob forte aceleração variam consoante o programa de condução selecionado. Opcionalmente, está disponível o AMG Real Performance Sound com escape de válvulas controláveis manualmente.
O GLC 53 vem equipado de série com a tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+. Esta oferece tração ideal para uma condução dinâmica e segura em diferentes condições — desde piso seco a superfícies molhadas ou escorregadias. A transição entre tração traseira e integral é contínua, graças ao controlo inteligente integrado na arquitetura do veículo.
A distribuição de força é ajustada de forma diferenciada: em condução moderada, o eixo dianteiro pode ser totalmente desacoplado para aumentar a eficiência. A partir da configuração ESP Sport, o comportamento privilegia o eixo traseiro. No modo Drift, disponível com o AMG DYNAMIC PLUS Package, o GLC 53 comporta-se como um veículo de tração traseira em toda a gama de velocidades.
Este comportamento é apoiado pelo diferencial autoblocante eletrónico no eixo traseiro — disponível pela primeira vez no GLC — que melhora a estabilidade em mudanças de faixa, especialmente a alta velocidade. O sistema opera com bloqueio totalmente variável tanto em tração como em desaceleração, adaptando-se a diferentes coeficientes de fricção e comunicando permanentemente com as unidades de controlo da dinâmica. Para o modo Drift existe uma estratégia de controlo específica.
O Mercedes-AMG GLC 53 4MATIC+ está ainda equipado com a suspensão AMG RIDE CONTROL, desenvolvida em Affalterbach, concebida para oferecer elevada agilidade, comportamento neutro em curva e grande tração. A suspensão em aço, agora com afinação própria de molas e amortecedores e com amortecimento adaptativo regulável, proporciona maior amplitude entre comportamento desportivo e conforto em longas distâncias.
Esteticamente, o Mercedes-AMG GLC 53 4MATIC+ pode receber o Pack opcional Golden Accents, disponível durante um ano após o lançamento. A pintura em preto obsidian metalizado ou cinzento grafite magno combina-se com vários detalhes exteriores em techgold. Elementos adicionais reforçam o visual exclusivo, incluindo uma aplicação subtil de película lateral com o logótipo AMG.
As jantes forjadas AMG de 21 polegadas, em preto mate e com design de raios cruzados, apresentam rebordos e tampas centrais em techgold. Por trás delas surgem pinças de travão em preto brilhante com logótipo AMG em branco. Outro detalhe sofisticado é a tampa do depósito de combustível em cromado prateado com inscrição AMG e elementos em preto.
Ainda não são conhecidas a data de chegada ao mercado nacional nem os preços das variantes SUV e SUV Coupé do novo Mercedes-AMG GLC 53.
Leia também: