A Mazda Motor Corporation abriu oficialmente, no Japão, as pré-encomendas para os novos Mazda Spirit Racing Roadster e Mazda Spirit Racing Roadster 12R, os primeiros veículos de produção da divisão Mazda Spirit Racing, a sua submarca de Motorsport.

Limitado a 2.200 unidades, o Mazda Spirit Racing Roadster é um exemplar focado no desempenho e na qualidade de condução, enquanto o Spirit Racing Roadster 12R, é limitado a 200 unidades, e constitui uma proposta ainda mais completa, contando com tecnologias e funcionalidades adicionais que permitem ao condutor desfrutar, em pleno, de uma condução em ambiente de circuito. Entre outros detalhes, destaque para os bancos do tipo baquet, e cintos de segurança de três pontos.
Equipado com um motor de quatro cilindros de 2,0 l já conhecido, que já conhecemos da família Skyactiv-G, com 200 cv e 215 Nm de binário máximo, para a versão Roadster 12R e de 184 cv e 205 Nm de binário para a variante Racing Roadster. O motor foi aprimorado com uma nova cambota, novos pistões, uma cabeça do motor redesenhada a que se junta um coletor de escape totalmente novo.
Os engenheiros envolvidos na competição automóvel no Japão, Super Taikyu Series, são os responsáveis pelo desenvolvimento destas duas versões especiais do Mazda Roadster, tendo-lhe incorporado, de um modo generoso, várias das tecnologias que têm sido desenvolvidas em ambiente de competição.
Refletindo as evoluções ao nível da mecânica e do chassis ali utilizados, estes dois novos exemplares concentram-se não só na velocidade, como também assentam nas qualidades. Com capota flexível e baseadas na quarta geração do Mazda Roadster, as duas propostas contam especificações para o mercado japonês.
O arranque oficial das vendas, destas duas versões especiais e dis