Revistacarros

Mazda MX-5 elétrico já existe no papel

Mazda MX-5 Elétrico: baterias Inovadoras para manter a alma do roadster!

A Mazda está a preparar uma revolução no seu icónico roadster, o MX-5, com um novo sistema de disposição das baterias que promete manter a distribuição de peso equilibrada, essencial para a experiência de condução que caracteriza o modelo.

Recentemente, a marca japonesa registou uma patente que revela um design inovador para um futuro MX-5 totalmente elétrico. Em vez de optar por uma plataforma convencional de baterias no chão, a Mazda planeia distribuí-las estrategicamente pelo veículo: no túnel da transmissão, à frente do passageiro e atrás dos bancos. Esta solução não só preserva as dimensões compactas do roadster, como também garante um centro de gravidade centralizado, melhorando a agilidade.

Mazda

O sistema será complementado por um único motor elétrico posicionado atrás dos bancos, alimentando as rodas traseiras – uma configuração que mantém o espírito desportivo do MX-5. No entanto, a Mazda também explora a possibilidade de motores duplos, um atrás de cada banco, para modelos com tração integral.

Apesar do avanço rumo à eletrificação, a Mazda não abandonará os motores a combustão. A próxima geração do MX-5, designada NE, chegará ainda nesta década com uma nova família de propulsores Skyactiv-Z, inicialmente apresentados no CX-5 em 2027. Para o roadster, a opção mais provável será um sistema “mild hybrid”, garantindo que o peso se mantenha reduzido.

Com esta estratégia, a Mazda pretende oferecer o melhor dos dois mundos: um MX-5 elétrico inovador, sem perder a essência do roadster, e uma versão térmica atualizada para os puristas. Resta saber se os fãs aceitarão a mudança para a eletrificação ou se preferirão manter-se fiéis ao tradicional motor a gasolina.

Leia também: Teste – Dacia Spring Extreme Electric 65 – Saldos de Primavera

Exit mobile version