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Maserati GrandCabrio Folgore é um cabrio elétrico com 818 CV

A Maserati tem um novo descapotável, e é um dos poucos cabrios elétricos no mercado.

Conhecido como GranCabrio Folgore, é a alternativa ao ar livre ao já existente GranTurismo Folgore, com o qual partilha a transmissão e quase tudo o resto.

Os elementos básicos são tentadores, mesmo que sejam partilhados com o GranTurismo. O sistema de tração inclui três motores de íman permanente de fluxo radial, cada um com o seu próprio inversor de carboneto de silício. Dois estão na traseira e um na dianteira. Cada um pode suportar até 300 quilowatts de potência, o que significa uma potência máxima teórica de 900 kW (1.207 CV).

Infelizmente, a bateria não consegue fornecer esta quantidade de energia, nem mesmo num curto espaço de tempo. A Maserati reivindica uma potência máxima de 818 CV (610 kW) no modo “MaxBoost”. Em funcionamento normal, estão disponíveis 751 cv.
A bateria é um conjunto de iões de lítio em forma de T, localizado entre e atrás dos passageiros. Isto permite a divisão de peso clássica do GranCabrio, que seria provavelmente estragada por uma bateria espessa montada no chão. O pack é uma unidade de 92,5 kWh, mas apenas 83 kWh são utilizados.

Sob travagem regenerativa, o pack pode absorver uns impressionantes 400 kW durante um curto período de tempo. Em termos de carregamento contínuo, pode necessitar de 270 kW para ser capaz de recuperar 20 a 80 por cento em 18 minutos. Curiosamente, a Maserati parece duvidar da disponibilidade de postos de carregamento que possam suportar a arquitetura de 800 volts. Como tal, tem um “DC Booster” integrado, que parece ser um conversor DC-DC capaz de transformar a tensão mais baixa de um carregador mais antigo nos mais de 800 volts necessários para carregar o pack do Folgore.

Outros truques interessantes da transmissão incluem patilhas para ajustar o nível de regeneração do veículo e um sistema que indica ao condutor quando deve regenerar e quando deve abrandar para maximizar a autonomia disponível do automóvel, que é de 450 km no ciclo europeu WLTP.

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