A Maserati atualizou o SUV 100% elétrico, o Grecale Folgore , que passa a contar com um novo sistema de desconexão da tração integral, que permite uma maior autonomia.
O novo sistema, permite que quando a tração às quatro rodas não é necessária, o veículo possa transferir a tração apenas para o eixo traseiro, reduzindo significativamente o consumo de energia e aumentando consequentemente a autonomia até 580 km, face aos 500 km de autonomia do seu antecessor.

A marca do Tridente revelou ainda que a transição entre tração integral e traseira ocorre em 500 milissegundos, através do desacoplamento físico dos veios dianteiros dos cubos das rodas. Esta solução, ao contrário de outros sistemas disponíveis no mercado que limitam a desconexão ao motor ou ao diferencial, permite um isolamento total da transmissão, maximizando, assim, a poupança de energia. Além disso, todo o processo é gerido por uma estratégia de controlo autónoma, sem necessidade de intervenção do condutor.
A Maserati anunciou ainda que o Grecale Folgore continua a contar com a função EV Routing, um sistema que calcula o percurso tendo em conta o nível de carga, o estilo de condução e o perfil de elevação, integrando automaticamente as paragens necessárias e minimizando o tempo total de viagem.
Para complementar esta função, a marca do Tridente introduziu o Dynamic Range Mapping, que fornece uma representação visual da distância máxima possível num mapa com base no estado da bateria, atualizada em tempo real conforme as condições de condução. Segundo a Maserati, esta ferramenta fornece ao condutor uma previsão precisa e em tempo real da autonomia restante, eliminando qualquer incerteza no planeamento de viagens.
Com a atualização da gama Grecale, a oferta comercial torna-se ainda mais ampla, com especificações dedicadas, uma paleta de cores extensa e uma série de interpretações exclusivas no âmbito do Programa de Personalização Maserati Fuoriserie.
Para o Grecale, o Programa Fuoriserie oferece 32 cores exteriores, seis das quais são introduzidas com a atualização agora revelada, com oito interiores dedicados, quatro opções de pinças de travão – uma das quais é exclusiva do Grecale 100% elétrico – cinco modelos de jantes para a gama, incluindo uma específica para a versão elétrica, e três níveis de acabamento, um dos quais, reservado à versão totalmente elétrica.
A paleta de cores consiste atualmente em até 11 cores de carroçaria, além das inúmeras opções de personalização oferecidas pelo Programa Maserati Fuoriserie, que inclui nove cores sólidas e metálicas, 13 opções de três e quatro camadas e quatro tons mate.
A Maserati propõe ainda três novas configurações para o interior do Grecale no programa Fuoriserie, que estão agora disponíveis de série: Premium Pelle Ghiaccio, Sport Leather Nero/Rosso e Sport Leather Nero/Giallo, além de oito opções de bancos Fuoriserie.