Cinco modelos de marcas reputadas ficaram abaixo das 5 estrelas no último relatório do Euro NCAP.
O Euro NCAP divulgou os resultados de uma nova ronda de testes de segurança, onde 18 dos 23 veículos analisados conquistou a classificação máxima. Bem revelador dos avanços dos construtores nesta área.
No entanto, cinco modelos conhecidos do público não conseguiram atingir as cinco estrelas, ficando-se por uma avaliação de quatro estrelas.
O diretor do programa, Dr. Aled Williams, comentou que “é gratificante ver os fabricantes a esforçarem-se pela excelência em segurança”. De facto, dezoito dos veículos testados alcançaram a pontuação mais alta, um sinal positivo para a indústria. Ainda assim, os resultados destes cinco modelos serviram como um alerta.
Os destaques positivos do teste
Veículos como o Leapmotor B10, o Mercedes CLE Coupé e o Hongqi EHS7 lideraram na proteção de ocupantes adultos, com uma pontuação de 93%. Na proteção de peões, o Mercedes CLE Coupé (87%) e o Tesla Model Y (86%) foram os melhores. Já em sistemas de segurança assistida, o Tesla Model Y destacou-se com 92%.
Com nota máxima ficaram ainda: Volvo EX90, BYD Seal 6, Cupra Formentor, Skoda Elroq, Skoda Enyaq, Cupra/Seat León, Subaru Solterra, Toyota bZ4x, Volkswagen ID.3, Audi A3, MG S9 PHEV, Lucid Gravity
e Kia EV5
Os cinco modelos de marcas com quatro estrelas
Mas neste lote de 23, cinco modelos que, por diversos motivos, não conseguiram a classificação máxima de cinco estrelas:
-
BMW Série 2 Gran Coupé: A sua pontuação na proteção de ocupantes adultos (78%) foi o fator que mais o penalizou, impedindo-o de chegar às cinco estrelas, apesar de um bom desempenho na proteção de peões (85%).
-
Toyota Yaris Cross: Este SUV compacto viu a sua avaliação ser limitada por resultados mais baixos na proteção de adultos (79%) e, sobretudo, nos sistemas de segurança (76%).
-
Nissan Qashqai: Um dos SUV mais populares no mercado, o Qashqai registou pontuações modestas em várias categorias: 78% na proteção de adultos, 65% na proteção de peões e apenas 62% nos sistemas de segurança.
-
Volkswagen Multivan: A versátil monovolume da Volkswagen conseguiu um bom resultado na proteção de crianças (87%), mas o seu desempenho global não foi suficiente para as cinco estrelas.
-
Volkswagen Caddy: A irmã mais compacta da Multivan foi o modelo que apresentou maior dificuldade, não conseguindo superar a barreira dos 80% em nenhuma das quatro categorias de segurança avaliadas.
Estes resultados mostram que, mesmo entre marcas consolidadas, a segurança total não é um dado adquirido e que a evolução contínua dos testes da Euro NCAP exige um esforço permanente por parte dos fabricantes.
