Revistacarros

Lucros trimestrais da Tesla recuam 37% apesar de recorde das vendas

A Tesla anunciou um resultado líquido trimestral 1,37 mil milhões de dólares, o que representa uma queda de 37%, face ao período homólogo de 2024, afetado pela subida dos custos operacionais e das taxas alfandegárias.

Segundo o comunicado da Tesla, os resultados trimestrais foram afetados pela subida dos custos da reestruturação e das verbas de investimentos ligados a projetos de inteligência artificial e investigação e desenvolvimento.

Já o volume de negócios, ao contrário, superou a média das expectativas dos analistas que apontavam para (26,54 mil milhão de dólares, ao registarem um crescimento homólogo de 12%, para os 28,09 mil milhões de dólares.

Recorde-se que a Tesla tinha anunciado, no início de outubro, uma subida de sete por cento das vendas mundiais de veículos, para 497.099 veículos, no terceiro trimestre, bem acima do que os analistas esperavam.

Apesar disso, o desempenho da Tesla foi relativizado com o fim do apoio federal nos EUA a aquisição de viaturas elétricas no valor de 7.500 dólares no final de setembro.

A perda do apoio federal deve afetar a procura entre os compradores americanos até ao final do ano, mercado onde a Tesla conta com uma forte posição nas vendas de veículos elétricos.

Além disso, a marca de Elon Musk enfrenta uma concorrência cada vez maior na venda de veículos elétricos globalmente, principalmente devido à expansão das marcas chinesas para a Europa.

Recorde-se que as vendas da Tesla em todo o mundo, caíram 13% durante os primeiros seis meses de 2025 em comparação com o ano anterior, devido ao aumento da concorrência e à reação negativa à atividade política de Elon Musk.

Exit mobile version