Revistacarros

Jackpot! A Renault já fez milhões com elétrico que ainda nem começou a produzir

A Renault abriu a primeira fase de encomendas para o R5 Turbo 3E e, em poucas horas, os primeiros 500 lugares já estavam garantidos. Cada um destes clientes pagou um sinal de 50.000€, o que significa que a marca francesa já embolsou 25 milhões de euros só nestes depósitos – e isto antes sequer de começar a produção do modelo. Mas há mais: segundo a Renault, a procura superou todas as expectativas, com encomendas adicionais a entrarem mesmo após o limite inicial, o que promete encher ainda mais os cofres da marca.

Um compacto que cresceu (e muito)
O Renault 5 Turbo 3E, com os seus 4,08 metros de comprimento e 2,03 metros de largura, é mais largo e ligeiramente mais comprido do que o Renault 5 E-Tech convencional (que mede 3,92 m). No entanto, perdeu 12 cm em altura, ganhando um perfil mais agressivo. A distância entre eixos também aumentou (para 2,57 m), melhorando a estabilidade em curva.

Interior: carbono, Alcantara e um travão de mão de rali
Dentro do habitáculo, os bancos bucket revestidos a Alcantara e equipados com cintos de segurança de seis pontos deixam claro que este não é um elétrico comum. O detalhe mais marcante, porém, é o travão de mão vertical, inspirado nos carros de rali dos anos 80. A tecnologia Renault está presente nos dois ecrãs digitais: um de 10,1 polegadas para a instrumentação e outro de 10,25 polegadas para o sistema multimédia OpenR.

Performance brutal: 540 CV e 4.800 Nm
Baseado numa plataforma elétrica de 800 volts, o R5 Turbo 3E traz uma bateria de 70 kWh que promete 400 km de autonomia (ciclo WLTP). A potência vem de dois motores elétricos (um em cada roda traseira), cada um com 272 CV, somando 540 CV no total. O binário é ainda mais impressionante: 4.800 Nm, distribuídos pelas quatro rodas. Com um peso de 1.450 kg, o Renault acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270 km/h.

Leia ainda: Nem França, nem Espanha. O novo Renault 4 vai apresentar-se nesta região em Portugal

Exit mobile version