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Intercâmbio de baterias resolve o maior problema dos elétricos em Portugal

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Uma revolução na mobilidade elétrica está a caminho de Portugal: o intercâmbio de baterias, uma tecnologia que permite recarregar um carro elétrico em apenas 5 minutos, está a ganhar terreno na Europa e pode chegar em breve ao país. A solução, já testada em Madrid pela Stellantis e pela startup Ample, promete eliminar uma das maiores barreiras à adoção dos veículos elétricos — o tempo de recarga.

Como Funciona?

O sistema é simples:

  1. O condutor estaciona o carro numa estação de intercâmbio automatizada.

  2. Um robô remove a bateria descarregada e substitui-a por uma 100% carregada.

  3. O processo demora menos de 5 minutos, tempo comparável ao abastecimento de um carro a combustão.

Em Madrid, a tecnologia já está a ser testada com uma frota de Fiat 500e adaptados, geridos pela plataforma de carsharing Free2Move. A Ample, responsável pelo desenvolvimento, garante que a infraestrutura pode ser instalada em apenas três dias e é compatível com vários modelos, desde que preparados para a troca rápida.

Vantagens para Portugal

Desafios a Superar

Portugal no Radar da Inovação

O país já está a avançar na mobilidade elétrica, com a liberalização da rede de carregadores e projetos como os pontos de recarga em postes de iluminação em Lisboa e Porto 69. O intercâmbio de baterias poderia ser o próximo passo, especialmente para frotas comerciais — como os táxis da ANTRAL, que devem receber estações compactas da UPower ainda em 2025.

Quando chegará ao mercado? Ainda sem data confirmada, mas a experiência espanhola sugere que a tecnologia pode expandir-se rapidamente com investimento público e privado.

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