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Ícones Eternos: Os 5 automóveis mais vendidos no mundo

Numa altura em que o mundo automóvel passa por uma mudança significativa, que muitos dizem sem precedentes, rumo à mobilidade elétrica e de emissões nulas, é bom lembrar os modelos mais vendidos de sempre na história automóvel.

Para isso criamos uma lista de cinco automóveis que são verdadeiros ícones de vendas e que possuem uma história rica e projetaram as marcas que os produziram para um patamar de destaque.

Ford Escort

5.º lugar – Ford Escort

A história da Ford é longa e cheia de momentos de grande brilhantismo, com modelos que ficaram para a história do setor automóvel. Um dos modelos mais bem-sucedidos em matéria de vendas da marca norte-americana é o Escort.

Anunciado como o “pequeno grande carro”, o Ford Escort foi desenvolvido em 1967, numa parceria entre os ingleses e alemães que desenvolviam os projetos da Ford, tendo como missão substituir o Anglia.

A chegada ao mercado aconteceu em 1968 e a primeira geração, produzida até 1975, rapidamente conquistou condutores europeus pela sua robustez e condução ágil.

Desta forma, o Escort tornou-se uma verdadeira referência da marca norte-americana com mais de 20 milhões de unidades vendidas pelo mundo inteiro.
Em 2004, a Ford decidiu descontinuar o Escort, substituindo-o pelo Ford Focus, que já se encontrava em produção desde 1998.

Apesar do seu fim, o Escort deixou um legado imortal. Até hoje, é um modelo valorizado por colecionadores e entusiastas, especialmente as versões desportivas, que continuam a marcar presença em competições de clássicos e eventos automóvel.

4.º lugar – VW Beetle (Carocha)

 

A história do VW Beetle, ou Carocha, como ficou conhecido em Portugal, começou a ser escrita nos anos 1930, numa Alemanha dominada pelo regime de Adolf Hitler, que pretendia construir um automóvel que fosse acessível a todas as famílias alemãs, um verdadeiro “carro do povo” (Volkswagen, em alemão).

Para concretizar a ideia, Hitler escolheu Ferdinand Porsche, um engenheiro austríaco de renome, para desenhar o veículo, que deveria cumprir três exigências principais: transportar cinco pessoas, atingir uma velocidade de 100 km/h e ser barato o suficiente para que qualquer trabalhador alemão pudesse comprá-lo por meio de um sistema de prestações mensais.

Em 1938, foi inaugurada a fábrica de Wolfsburg, dedicada à produção do KdF-Wagen (Kraft durch Freude, ou “Força através da Alegria”), o nome original do Carocha. Contudo, a Segunda Guerra Mundial interrompeu os planos: em vez de fabricar carros para civis, a fábrica passou a produzir veículos militares.

Desta forma, só com o fim da guerra, e apesar da fábrica de Wolfsburg se encontrar em ruínas, é que os aliados reconheceram o potencial do Carocha. Os britânicos, liderados pelo major Ivan Hirst, relançaram a produção do modelo para ajudar na reconstrução económica da Alemanha.

Este foi o ponto de viragem para o Beetle, que começou a conquistar o mundo graças à sua fiabilidade, simplicidade e preço acessível. Durante décadas, o Carocha foi o carro mais produzido da história, com mais de 21 milhões de unidades fabricadas entre 1938 e 2003.

A produção do Carocha original terminou em 2003 no México, com uma edição comemorativa chamada “Final Edicion”. Apesar disso, o Beetle nunca foi verdadeiramente esquecido.

3.º Lugar – VW Golf


O terceiro lugar desta lista é ocupado por outro modelo icónico da VW. Trata-se do Golf, o hatchback mais famoso da Europa que acabou por se tornar uma referência a nível global.

Desenvolvido para substituir o Carocha, o Golf foi desenhado por Giorgetto Giugiaro, e apresentava linhas simples, uma carroçaria compacta e tração dianteira, uma mudança significativa relativamente ao motor traseiro do Carocha.

Desde a primeira geração, lançada em 1974, que o modelo ganhou uma forte popularidade, alcançando a meta do primeiro milhão de unidades vendidas em 1976.

De lá para cá, o Golf tem manteve a filosofia de ser um automóvel versátil, eficiente e tecnológico, capaz de agradar a diferentes tipos de condutores. Com 51 anos desde o seu lançamento, o Golf passou por oito gerações e mais de 37 milhões de unidades vendidas, continuando a ser o modelo que marcou a mobilidade não só na Alemanha, mas também no resto do mundo.

2.º lugar – Ford F-150

O segundo automóvel mais vendido de todos os tempos, está longe de ser um modelo de luxo e confortável para toda a família. Trata-se da Ford F-150, uma pick-up laçada há 77 anos, que continua a dominar o mercado entre os modelos do seu segmento.

A F-150, fabricada pela Ford, surgiu nos Estados Unidos em 1948. Inicialmente, o primeiro modelo possuía um motor 226 CID Flathead 6 com 95 cv. A série F esteve entre as primeiras pick-ups que surgiram no mercado norte-americano depois da Segunda Guerra Mundial, com design mais apelativo do que aqueles que se conhecia até então. Isso foi um ponto essencial para o desempenho das vendas logo desde o seu lançamento.

Com mais de 41 milhões de unidade vendidas em muitos países, a Ford F-150 é um dos modelos mais icónicos da marca norte-americana, o que levou a marca a levar o modelo para a era elétrica em 2022 com a F-150 Lightning

1º lugar – Toyota Corolla

Com mais de 50 milhões de unidades vendidas desde o lançamento em 1966, o Toyota Corolla é, desde 1997, ano em que superou o VW Beetle, o automóvel mais vendido de sempre.

O Toyota Corolla foi lançado em 1966 no Japão, num período em que a economia japonesa apresentava um grande fulgor. A Toyota queria criar um automóvel acessível, eficiente e fiável para o mercado de massas, e o Corolla encaixou nessa visão. O nome “Corolla”, que significa “coroa de uma flor” em latim, foi escolhido para simbolizar beleza e prosperidade.

A primeira geração do icónico modelo estava equipada com um motor de 1.1 litros que debitava 60 cv. Desde o seu lançamento, o Corolla já conheceu 12 gerações de atualizações e melhorias. Cada geração trouxe inovações tecnológicas, maior eficiência no consumo de combustível e um design mais moderno e apelativo.

O modelo que continua a ser o automóvel mais vendido de sempre, vai entrar em breve na sua 13.ª geração, prometendo adotar a nova família de motores a combustão que a Toyota está a desenvolver, além de prometer estrear a primeira versão híbrida plug-in (PHEV), que promete autonomia de até 2100 km.

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