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Hyundai N não vai desistir dos motores a gasolina

A divisão de desempenho da Hyundai está a evoluir rapidamente, e a Europa está prestes a ver uma grande mudança.

As ambições elétricas da divisão N estão a ganhar velocidade com uma linha crescente de modelos exclusivamente elétricos, começando com o Ioniq 5 N, que em breve será acompanhado pelo Ioniq 6 N. Isso não significa que o motor de combustão está a ser abandonado, já que a submarca de alta velocidade da Hyundai não está pronta para fechar as portas a outras opções de motorização.

Enquanto o Elantra N continua a hastear a bandeira dos motores a combustão interna na América do Norte, a Europa tomou um rumo mais rigoroso. As regulamentações de emissões já tiraram do mercado os hot hatches i20 N e i30 N, gerando especulações de que a Hyundai N se tornaria totalmente elétrica, assim como a Kia parece estar fazendo com seus carros de desempenho com o emblema GT.

Hyundai N
“O problema que temos é que existe uma perceção por parte da mídia e dos nossos fãs de que a Hyundai N está focada apenas no mundo dos veículos elétricos, o que não é verdade”, disse Park. “Embora vamos apresentar o Ioniq 6 N no Goodwood Festival of Speed, não estamos a limitar-nos aos veículos elétricos.”

Park acrescentou que a divisão está aberta a explorar uma ampla gama de ideias: “Vamos avançar com os veículos elétricos, é claro, bem como com todas as outras propostas que pudermos fazer. Porque para a N, imaginação e coragem são as palavras que precisamos de lembrar.”

O chefe da divisão de desempenho, um autoproclamado fã de carros desportivos a combustão, não entrou em detalhes sobre os tipos de motorização que os futuros modelos Hyundai N poderão usar. Ainda assim, é razoável pensar que a marca poderá alinhar-se com a estratégia multipathway da sua empresa-mãe.

O Grupo Hyundai já confirmou que está a desenvolver uma variedade de modelos com sistemas híbridos e EREV (veículos elétricos de autonomia prolongada). Estes destinam-se a complementar a sua crescente gama de veículos elétricos a bateria, reduzindo simultaneamente a dependência da infraestrutura de carregamento.

Nem todas essas plataformas serão adequadas para o foco de desempenho da Hyundai N, mas a direção é clara. Uma abordagem semelhante também está em desenvolvimento na Genesis, onde a submarca Magma, recém-lançada, deverá combinar desempenho com uma mistura de tecnologias de motorização.
O que vem a seguir

O Hyundai i30 N, lançado em 2017, deu início à jornada da submarca com um hot hatch adequado que definiu o tom para os futuros modelos N. Desde então, o tratamento de desempenho foi aplicado ao i20, Kona, Veloster, Elantra e, mais recentemente, ao Ioniq 5.
Agora, o Ioniq 6 N está a preparar-se para a sua estreia no Goodwood Festival of Speed, onde servirá como vitrine para mostrar como será o próximo carro N totalmente elétrico.

Outro modelo que poderá juntar-se à linha nos próximos anos é uma versão de produção do Vision N 74 Concept, posicionado como um carro halo de baixo volume. O conceito apresentava uma configuração híbrida de hidrogénio-elétrica que desenvolvia 670 cv (500 kW / 680 PS), embora ainda não esteja claro se um powertrain semelhante chegará à versão de estrada.

 

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