O Honda Prelude 2026 marca o arranque de uma grande revolução na gama japonesa, que vai mostrar cinco novos modelos este mês. Com um compromisso: eficiência sem abdicar do prazer da condução!
A Honda prepara-se para uma grande revolução e vai apresentar até cinco novos modelos no Japan Mobility Show 2025, a partir de 29 de outubro. Um dos destaques será um novo protótipo da “Série 0”, a gama de elétricos da marca. Já eram conhecidos um sedan e um SUV desta série, e espera-se que este terceiro modelo, possivelmente outro SUV ou crossover, chegue ao mercado em 2026. A marca tem planos para lançar mais SUVs elétricos de diferentes tamanhos até 2029.
Outra estreia confirmada é a do “Compact EV prototype”, um modelo elétrico compacto que já está a ser testado em estradas de países como o Japão e o Reino Unido. Poderá ser o mesmo modelo apresentado no Festival de Goodwood.
Além destes, a marca vai mostrar versões do CR-V com tecnologias híbrida e de hidrogénio (para o mercado japonês), o novo Acura RSX e o recente Honda Prelude, um coupé híbrido que acaba de ser lançado nos Estados Unidos e no Japão, devendo chegar à Europa apenas em 2026.

Dinâmica de topo e ‘genes’ do Type-R
Quase 25 anos depois do fim da carreira do Prelude, a marca anuncia o novo depois de ter terminado com a carreira do Civic Type R por causa de especificações de motor e de emissões.
Este novo modelo não terá um motor a combustão ultra potente, mas irá contar com os préstimos de um híbrido de 2 litros associado a um motor elétrico para uma potência de 200 CV.
Até aqui tudo ok. Contudo, este novo Prelude traz algumas surpresas. Não tem o motor mais potente, mas tem um lado de desportivo ao utilizar vários componentes do Civic Type-R.
Assim, o chassis e os travões provêm do Type-R, tal como o eixo dianteiro, os travões da Brembo de 350 mm com quatro pistões, vias alargadas à frente e atrás. Depois teremos a curiosa caixa de velocidades S+Shift, uma caixa de velocidades simulada que permite fazer passagens apenas variando a rotação do motor.