Revistacarros

Honda diz que vai descontinuar o Civic Type R na Europa

A Honda está a dizer “sayonara” ao Civic Type R na Europa com uma despedida final apropriadamente chamada Ultimate Edition.

CivicAs vendas do hot hatch japonês chegarão ao fim no próximo ano no Velho Continente. Antes de sair de cena, o desportivo compacto está disponível em qualquer cor, desde que seja Championship White. Para apimentar as coisas, listas vermelhas acentuam o capô e as laterais, enquanto o teto vem exclusivamente em preto.

Leia também: Novo Honda GT para a China é um ecrã de pesadelos


Para tornar a oferta ainda mais atraente, a Honda inclui uma asa traseira em fibra de carbono na Ultimate Edition. Mais fibra de carbono surge no interior, com acabamentos nas soleiras das portas e uma atualização da consola central, enquanto os tapetes vermelhos chamam a atenção com um emblema Type R em metal.


Para deixar claro que este não é um Civic comum, projetores embutidos nas portas dianteiras exibem o logótipo Type R em vermelho e branco. Como presente final para os compradores europeus, a despedida vem com uma caixa de presente contendo um porta-chaves em carbono, um emblema numerado e até uma capa para o carro.

Mecanicamente, nada muda. O Civic Type R Ultimate Edition mantém o seu motor turbo de 2,0 litros, que produz 320 CV e 420 Nm de binário. A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.


Então, por que é que o Civic Type R está a deixar a Europa? A Honda afirma que está essencialmente a ser forçada a retirar o CTR. Hannah Swift, diretora de estratégia e produto para a Europa, diz que “a indústria está a mudar e a nossa gama de modelos tem de evoluir com ela, de acordo com a legislação europeia”. Por outras palavras, as regulamentações mais rigorosas sobre emissões fizeram mais uma vítima.

Enquanto o hot hatch está a caminho da saída, os europeus podem consolar-se sabendo que um tipo diferente de Honda desportivo está a chegar. O renascido Prelude chegará no primeiro semestre de 2026 como um coupé 2+2 com motorização híbrida e relações de caixa simuladas. É improvável que ele iguale o envolvimento do Civic Type-R, mas pelo menos parte da diversão continua viva.

Exit mobile version