A Volkswagen fez uma entrada e tanto no Salão Automóvel de Xangai de 2025, revelando um trio de protótipos eletrificados que preparam o terreno para futuros modelos de produção naquele país.
O sedan ID. Aura assume o destaque ao lado do ID. Evo e ID. Era SUV, cada um representando uma joint venture diferente na China. O construtor está empenhado em lançar mais de 30 novos modelos na China, incluindo 20 veículos de nova energia (NEVs).
Entre eles estarão as versões de produção dos concept ID, que poderão ter motores totalmente elétricos ou extensores de autonomia. Além disso, serão equipados com sistemas baseados em IA para uma condução altamente automatizada.
A Volkswagen enfatizou que o design e a tecnologia por trás desses últimos ID foram especificamente adaptados às necessidades dos clientes chineses, com a intenção de oferecer recursos específicos do mercado.
Thomas Schafer, Diretor Executivo da marca Volkswagen, salientou que “os três concept são o resultado visível da nossa estratégia ‘Na China, para a China’”. E prosseguiu, referindo que a empresa se posicionou para continuar a ser líder entre os fabricantes de automóveis estrangeiros na China.
Em termos de estilo, os novos veículos são uma continuação do ID. Code, SUV que foi apresentado no ano passado. Andreas Mindt, diretor de design da VW, descreveu o ID. Code como o “ponto de partida para a nossa nova direção de design na China”, acrescentando que a equipa “aperfeiçoou-a nos últimos meses e adaptou-a especificamente a cada uma das nossas joint-ventures.
Leia também: Elétrico mais barato da Volkswagen será produzido em Portugal
O ID. Aura não tem qualquer semelhança com o ID.7 Next ou o ID.7 Vizzion, que já estão disponíveis na região. Em vez disso, ostenta um perfil nitidamente esculpido e LEDs elegantes de largura total na frente e na traseira. No interior, promete uma interface de ponta, semelhante a um smartphone, para o sistema de infoentretenimento, juntamente com um assistente humanoide alimentado por IA para tornar a sua experiência de condução um pouco mais sci-fi.
O seguinte é o ID. Evo SUV da joint venture Volkswagen Anhui. Este foi concebido para “compradores jovens e conscientes do seu estilo de vida” e parece um VW Tiguan do futuro. Os agressivos faróis LED divididos estendem-se em direção ao perfil, enquanto os ombros traseiros musculados conduzem a uma extremidade traseira desportiva.
O ID. Evo será construído com base numa arquitetura de 800 volts, totalmente alimentada por eletricidade. Este SUV irá dispor de uma vasta gama de serviços digitais, mantendo-se sempre atualizado graças a actualizações regulares por via aérea.
Finalmente, o ID. Era, da joint venture SAIC Volkswagen, completa o alinhamento. Descrito como um espaçoso SUV de três filas, o ID. Era terá um grupo motopropulsor com extensor de autonomia.
O seu design inclui um nariz vertical, faróis LED divididos e uma estufa envolvente com uma cauda quadrada com um difusor integrado.
A Volkswagen afirma que a versão de produção oferecerá uma impressionante autonomia de mais de 1.000 km, com 300 km provenientes apenas da bateria e outros 700 km do motor de combustão interna com extensor de autonomia.