Revistacarros

Ford E-Transit Custom ganha novos argumentos

A Ford Pro anunciou que a E-Transit Custom, o furgão elétrico de uma tonelada, passa a contar com novos argumentos, entre os quais um novo sistema de tração integral (AWD) e uma bateria otimizada para maior autonomia e carregamentos mais rápidos.

O novo sistema AWD para a E-Transit Custom adiciona um motor elétrico no eixo dianteiro, complementando o já existente no eixo traseiro. Este sistema controla com precisão o binário enviado às quatro rodas conforme as condições de condução, garantindo uma tração superior em qualquer tipo de cenário, sejam estradas geladas, caminhos com cascalho ou zonas em obras lamacentas.

Ford E-Transit Custom  AWD

Ao contrário dos sistemas AWD mecânicos convencionais, estas duas unidades de propulsão elétrica são totalmente independentes. Isto permite que, se as rodas traseiras perderem aderência, a unidade dianteira possa enviar todo o seu binário para compensar. O sistema monitoriza a aderência até 50 vezes por segundo, realizando ajustes em tempo real.

Desta forma, a E-Transit Custom AWD vai estar disponível em três níveis de potência: 100 kW, 160 kW ou 210 kW, esta última com 630 Nm de binário máximo a partir de um arranque parado, o que representa mais de 50% de binário adicional relativamente à versão de tração traseira, facilitando arranques em inclinações sem esforço, mesmo com um reboque de 2.300 kg.

O sistema AWD estará disponível em dois tipos de carroçaria, Van e Kombi, e será oferecido com uma ampla seleção de acabamentos.

Além da tração integral, as versões da E-Transit Custom produzidas a partir de 2026 vão passa a contar com bateria de 71 kWh, face à de 64 kWh das versões atuais. Esta maior capacidade traduzir-se-á numa autonomia de até 370 km com uma única recarga para a versão de tração traseira, o que permitirá às empresas chegar mais longe e realizar percursos mais longos e eficientes.

Quanto à velocidade de carregamento, para as E-Transit Custom fabricadas a partir do início de 2026, uma carga de 10 a 80%o utilizando um carregador rápido CC de 125 kW levará aproximadamente 29 minutos, o que representa uma economia de 10 minutos.

Além disso, os utilizadores das E-Transit Custom já em circulação vão beneficiar de atualizações sem fios (OTA) que vai permitir reduzir o tempo de recarga rápida CC de 10 a 80% das suas baterias de 64 kWh para aproximadamente 25 minutos, uma melhoria de 14 minutos face às versões atuais.

Exit mobile version