Revistacarros

Fim dos radares à vista: Asfalto inteligente mede a velocidade

estrada

Espanha está a testar um pavimento rodoviário inovador e ecológico, patenteado no país, que possui uma rede de sensores capazes de recolher dados em tempo real. Esta tecnologia monitoriza diversos aspetos, como a intensidade do tráfego, o peso dos veículos em movimento, as condições do piso e, inclusive, a velocidade de circulação. O principal objetivo é permitir uma manutenção preventiva das estradas, aumentando a sua durabilidade e segurança. Contudo, a possibilidade de este sistema vir a ser usado para controlar a velocidade já está a alimentar polémicas. Será o fim dos radares à vista?

Nascido na Andaluzia, fruto de uma parceria entre a Universidade de Granada e um consórcio de empresas privadas, o sistema MASAI, um acrónimo para Material Asfáltico Sustentável Automatizado e Inteligente, que presta tributo à tribo homónima e ao seu princípio de aproveitamento total dos recursos e minimização de desperdícios, incorpora uma rede de sensores diretamente no subsolo do pavimento.
Entre outras funções, deteta e regista a velocidade a que cada veículo passa.

Do teste à polémica da utilização 

O projeto-piloto está já em curso na Andaluzia, sob a alçada da Junta regional, que planeia alargar a sua utilização a todas as grandes obras e reabilitações a partir de 2025.

Apesar das vantagens inquestionáveis, o debate público na região centra-se no uso potencial dos dados para fins sancionatórios de velocidade. As entidades oficiais afirmam que, presentemente, a informação sobre velocidade serve exclusivamente para análises de mobilidade e densidade de tráfego. Não obstante, a confirmação de que a tecnologia tem, de facto, a capacidade de medir a velocidade em tempo real, abre a porta à especulação sobre uma eventual aplicação fiscalizadora no futuro.

Exit mobile version