A FIAT quer dinamizar os carregamento de carros elétricos, no caso do seu 500e, com um sistema que permite uma troca de bateria em cinco minutos.
A marca italiana vai imitar alguns fabricantes chineses, contudo vai fazê-lo na Europa, o que ainda não se tinha concretizado. Assim, o construtor italiano decidiu construir em Madrid uma estação de trica de baterias em parceria com a Ample e a Free2Move e que funciona apenas para os seus 500e.
Esta tecnologia, testada principalmente na Ásia, chega pela primeira vez à Europa através de uma parceria tripartida: Ample, especialista californiano em baterias modulares, Free2move, plataforma de mobilidade partilhada da Stellantis, e FIAT. A marca fornece uma frota de 500 veículos adaptados para receber as baterias que podem ser trocadas da Ample. É tudo feito através de uma app desenvolvida para o efeito.
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A capital de Esoanha, Madrid, funciona como o campo de testes. O objetivo passa por reduzir as emissões de CO2 e a cidade espanhola já está comprometida com uma redução de 65& das emissões até 2030. Está previsto que Espanha tenha um total de 5,5 milhões de carros elétricos até 2030.
Este sistema funciona da seguinte forma. As baterias, da Ample, que são padronizadas, por ser colocadas no lugar das baterias originais de vários veículos elétricos, incluindo os da Stellantis. Esta arquitetura consegue ser compatível com várias marcas, reduzindo desta forma a dependência dos pontos de carregamento tradicionais.
A ideia de oferecer modelos elétricos compatíveis com a troca de baterias apresenta muitas vantagens: fim da restrição de tempo relacionada com o carregamento da mesma, maior facilidade para instalar estações de troca, uma vez que as necessidades de carga rápida e, portanto, de uma rede elétrica pública ou privada de alta tensão são menores, custo de implantação da rede significativamente menor do que com estações de recarga de alta potência em corrente contínua.