Revistacarros

Ferrari e-Vortex é a nova pista de testes construída ao lado de Fiorano

A Ferrari acaba de anunciar a conclusão da construção da e-Vortex, o novo circuito de testes adjacente à pista de Fiorano, que foi construída em menos de quatro meses.

A nova infraestrutura, com aproximadamente dois quilómetros de extensão, está implementada numa área de 37.000 metros quadrados, e representa um passo importante da marca de Maranello, para os testes funcionais dos futuros modelos desportivos da Ferrari, entre os quais o primeiro modelo 100& elétrico da marca que vai começar a ser revelado este mês, mas com estreia mundial marcada apenas para a primavera de 2026, e se tudo correr conforme o planeado, as vendas o Ferrari totalmente elétrico, arrancam em outubro de 2026.

Projetada para atender aos mais avançados requisitos de desenvolvimento e validação, a nova pista da Ferrari permite testes precisos e repetíveis, em conformidade com os mais altos padrões de segurança. A pista é dividida em vários setores, cada um dedicado a um aspeto específico de desempenho: duas curvas largas com inclinação e inclinação longitudinal, uma reta central e curvas dedicadas ao estudo do comportamento dinâmico.

“O Ferrari e-Vortex permitirá que as atividades de teste sejam gradualmente transferidas da estrada para a pista, garantindo uma avaliação ainda mais objetiva do desempenho e uma identificação mais rápida de qualquer tipo de anomalia. Além disso, a concentração dos testes na nova área ajudará a reduzir o impacto no tráfego na área circundante”, disse a Ferrari em comunicado.

Para além da pista de testes, o Ferrari e-Vortex conta ainda uma oficina de revisão com uma área de 1.000 m², que abrigará verificações estáticas e certos trabalhos nos desportivos, de forma a otimizar ainda mais os fluxos internos e o processo de revisão dos modelos da Ferrari.

 

Leia também:

Lancia vendeu menos carros que a Ferrari em 2025

Exit mobile version