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Estudo diz que vemos menos do que nunca nos carros novos

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Novo estudo do IIHS revela que a evolução automóvel nos últimos 25 anos sacrificou a visibilidade em nome do design, com consequências reais na segurança rodoviária.

Um estudo inovador do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) confirma o que muitos condutores já suspeitavam: os ângulos mortos nos veículos modernos aumentaram drasticamente, comprometendo a segurança de peões e ciclistas.

A investigação, desenvolvida em colaboração com o Volpe Center do Departamento de Transportes dos EUA, analisou a evolução de modelos populares entre 1997 e 2023, incluindo o Chevrolet Suburban, Ford F-150 e Honda CR-V. Os resultados mostram que a visibilidade frontal num raio crítico de 10 metros diminuiu até 58% em alguns SUV.

Metodologia Reveladora

A chave para estas conclusões está num novo método de avaliação que utiliza uma câmara de 360° e software especializado para mapear com precisão os ângulos mortos. Esta abordagem técnica permite comparações objetivas entre diferentes modelos e gerações de veículos.

“O aumento da altura do capô e a espessura dos pilares estão entre os principais fatores que comprometem a visibilidade”, explica o relatório. Enquanto os SUV e pickups registaram as maiores perdas, os sedans como o Toyota Camry e Honda Accord mantiveram reduções mínimas, inferiores a 8%.

Contexto Alarmante

Estes dados ganham especial relevância quando confrontados com as estatísticas de sinistralidade: as mortes de peões e ciclistas aumentaram mais de 35% nos últimos 25 anos – precisamente o período analisado pelo estudo.

O IIHS espera que esta nova metodologia incentive os fabricantes a reconsiderar opções de design que, embora esteticamente atraentes, podem estar a colocar vidas em risco. A questão que se coloca é: até que ponto a evolução automóvel está a sacrificar a segurança em nome do estilo?

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