Revistacarros

Estradas elétricas: Uma tecnologia chinesa que usa o carro para alimentar cidades

estradas elétricas

Estradas elétricas. Imagine que cada carro que passa na A2 ou no IC19 produz eletricidade para semáforos, câmaras ou até postos de carregamento. Parece ficção? Cientistas chineses já o tornaram realidade — e o custo é surpreendente.

Um carro em movimento é uma fonte de energia desperdiçada — calor, vibração, atrito. Mas e se esse atrito com as estradas pudesse ser convertido em eletricidade? É essa a aposta de investigadores do Beijing Institute of Nanoenergy and Nanosystems (BINN), que criaram um pavimento gerador de energia com eficiência recorde.

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA?

O sistema, baptizado RTE Harvester, funciona como um “coletor de fricção”: Materiais inteligentes sob o asfalto captam a energia do atrito dos pneus; e cada impacto de pneu gera 16,4 miliwatts (suficiente para acender 3 lâmpadas LED). A eletricidade é armazenada ou usada no local para infraestruturas urbanas. “É como transformar cada automóvel numa mini-central elétrica móvel”, explica o engenheiro Lu Wei, coautor do projeto.

O MELHOR DAS ESTRADAS ELÉTRICAS

O melhor? O custo. Segundo os responsáveis técnicos, cada m² custará cerca de 65 €, sendo que bastaria substituir segmentos de 50 metros em zonas críticas (ex: saídas de AE, rotundas).

A escalabilidade é a chave: não exige remodelação total das infraestruturas. Basta substituir segmentos pontuais por pavimento RTE, gerando energia local para bairros.

Consulte o estudo completo aqui

Leia ainda: Volvo EX60 surpreende com 644 km de autonomia e tecnologia inédita

Exit mobile version