Segundo a UVE, só desde abril foram alvos de furto 327 postos de carregamento em Portugal e roubados 720 cabos elétricos — o equivalente a 10,3% da rede pública rápida e ultrarrápida da rede de postos de carga rápida e ultrarrápida atualmente instalada no país.
Um fenómeno preocupante, mas que segundo aquela associação de utilizadores de veículos elétricos já tem resposta(s) à vista.
Refere a UVE que «os operadores de postos de carregamento em Portugal estão já a aplicar mecanismos extra de segurança nos seus postos, com CCTV direto aos mesmos, sensores e alarmes, proteções de cabos com tinta, traking GPS, kevlar e malha de aço, entre outros».
Dos catalisadores aos cabos de carregamento
Empresas como a CatStrap, que se especializou em sistemas de proteção de catalisadores, estão agora a diversificar a sua oferta com sistemas e soluções que previnem o roubo de cabos de carregamentos.

O CatStrap EV Cable Shield, por exemplo, foi desenvolvido para uma proteção máxima e conta com os seguintes elementos:
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Barreira de Aço Temperado: Duas chapas flexíveis de aço de 30 mm de largura percorrem o comprimento do cabo. Segundo a marca são mais resistentes do que a maioria das lâminas de corte.
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Manga Adesiva de Grau Industrial: Uma manga de poliéster de 15 cm de largura, de cor amarelo vivo, envolve o núcleo de aço e adere firmemente ao cabo. Nenhum ladrão terá tempo ou ferramentas para a remover, de acordo com o fabricante
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Instalação Triplamente Segura: Abraçadeiras metálicas adicionais, cobertas com uma fita adesiva 3M, protegem ainda mais a manga, bloqueando-a em vários pontos. Frente, meio e trás – não há um ponto fraco para os criminosos explorarem.
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DyeDefender Opcional: Para quem exige o máximo em segurança, adiciona que pulveriza o atacante com tinta azul.
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