A Zeekr, marca chinesa do universo Geely que ainda não se vende em Portugal, lançou o primeiro modelo que não é totalmente elétrico.
Leia também: 009, ordem para viajar. Monovolume da Zeekr inspira-se na Rolls-Royce
Chama-se 9X e é o PHEV com a maior bateria do mundo, logo deverá ter a maior autonomia do mundo também. Em termos de dimensões, este Zeekr mede 5,2 m de comprimento, mais de 2 m de largura e 1,82 m de altura. só para ter uma idéia, a distância entre eixos chega aos 3,2 m, um valor absurdo. Pesa mais de 3 toneladas muito por culpa do peso da bateria.
A bateria é produzida pela CATL e vai estar disponível com duas capacidades, 55,1 e 70 kWh, sendo que ambas são gigantes, tendo em conta os plug-in atuais. A de maior capacidade, vai permitir uma autonomia elétrica de… e não se surpreenda… 300 km, ainda que no ciclo de homologação chinês, CLTC, e vai poder ser carregada até uma potência de 420 kW, graças à arquitetura de 900 V (de 20 a 80% em nove minutos).
O 9X dispõe ainda de um motor de combustão de 2 litros com 275 CV de potência e uma eficiência de 46%, logo, diz a marca, que este propulsor consegue gastar entre 5 a 10% menos do que um motor 1.5 litros a gasolina de qualquer outro PHEV. Mas há mais números loucos e exorbitantes. A potência combinada é de 1381 CV e a velocidade máxima de 240 km/h.