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Esta empresa transforma BMW clássicos em relíquias restomod

O amor pode levar-nos a fazer coisas loucas. No caso de Paul Lefevre, o seu amor pelo clássico BMW 2002 levou-o a criar uma empresa inteira dedicada à restauração e modernização deste modelo.

BMWAtravés da sua empresa, Son of Cobra, Lefevre transforma um 2002 comum (se é que se pode chamar assim) num foguete totalmente personalizado, leve e revestido de fibra de carbono. A sua atenção aos detalhes pode tornar o seu bebé a próxima grande novidade no mundo dos BMW clássicos.


Estas criações podem ser melhor descritas como a resposta a uma pergunta que ninguém faz. Como seria o carro da BMW dos anos 70 se não tivesse de respeitar limites de custo razoáveis? Que tipo de materiais seriam utilizados? É isso que temos com o Son of Cobra 2002. Uma criação totalmente personalizada destinada a modernizar partes do carro sem perder o seu espírito.


Lefevre mantém a produção intencionalmente baixa. Ele constrói apenas um ou dois carros por ano e, até agora, apenas cinco carros de clientes saíram da oficina. «Gosto de fornecer o doador, para que o cliente não tenha de procurar um carro e me trazer um carro com o qual não posso fazer nada.»

“Também gosto de selecionar os meus clientes, porque há uma grande variedade de pessoas por aí. E então sinto que o meu cliente faz parte da família, e mais numa zona amigável do que no lado comercial. O cliente e eu temos uma ligação muito forte para trazer aquele carro de volta [à vida]”, diz ele à Road & Track. Manter o máximo de controlo criativo possível é fundamental aqui, porque Lefevre se empenha ao máximo quando se trata do design.

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Os seus modelos 2002 acabados têm uma carroçaria totalmente em fibra de carbono. Essa modificação reduz aproximadamente 200 kg do peso total. O chassis recebe reforços adicionais para melhorar a manobrabilidade, o feedback do condutor e a capacidade de resposta. Cada carro tem uma cremalheira de direção, uma caixa de pedais e um motor melhorados.

Por falar no motor, Lefevre permite que os clientes escolham entre um motor M10 com curso alongado, o mesmo tipo que o 2002 tinha originalmente, com 180 CV (134 kW), ou um motor S14 E30 M3. O primeiro tem pelo menos 192 CV (143 kW), mas pode ultrapassar os 200 CV (149 kW). Essencialmente, estes carros acabam com mais potência, menos peso, suspensão moderna e um chassis mais rígido.


O interior recebe a mesma atenção aos detalhes. O tapete de lã com tecido quadrado destaca o painel de instrumentos em fibra de carbono, juntamente com indicadores modernos. O teto em fibra de carbono apresenta padrões de tecido expostos. É claro que os clientes também podem solicitar a sua própria personalização aqui.
Como se pode imaginar, os fãs incondicionais do 2002 estão a fazer fila para comprar um, mesmo com um preço médio superior a 180 mil euros.

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