Revistacarros

EMC 212 4×4 quer “arrasar” a Europa. E tem motor de combustão!

Num mercado dominado por SUV cada vez mais urbanos e pouco preparados para o verdadeiro todo-o-terreno, surge uma proposta ousada e diferente: o EMC 212.

Distribuído inicialmente em países como a Itália pela Eurasia Motor Company (EMC), este 4×4 chinês aposta numa mecânica simples, estética robusta e preço competitivo, posicionando-se como alternativa acessível face a modelos como o Jeep Wrangler ou o Land Rover Defender, cujos preços são bastante superiores.

212A sua imagem não engana: o EMC 212 é um todo-o-terreno puro. As linhas são quadradas, a frente é vertical com capô plano e as passagens de roda largas reforçam a sua postura musculada. A grelha dianteira é simples e integra-se entre os faróis LED horizontais, enquanto o pára-choques alto garante um bom ângulo de ataque. Atrás, a roda sobressalente montada na porta com abertura lateral completa o visual clássico dos 4×4. Nas versões mais equipadas destacam-se jantes de 20 polegadas, estribos elétricos e vidros escurecidos — elementos que reforçam a presença, sem exageros estilísticos.

O interior alia robustez a conforto e tecnologia. O painel de instrumentos conta com dois grandes ecrãs: um digital para a condução e outro de 12,3 polegadas para o infoentretenimento, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Mantêm-se os botões físicos para maior ergonomia. Os bancos, amplos e confortáveis, podem ter aquecimento e massagem, dependendo da versão. Há ainda climatização automática bizona, câmaras de 360º, múltiplas portas USB e uma boa insonorização. O espaço a bordo é generoso e a bagageira pode superar os 1.200 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Em Itália, o EMC 212 é proposto apenas com um motor 2.0 turbo a gasolina, de 217 CV e 410 Nm, associado a uma caixa automática de oito velocidades.


O sistema de tração integral desconetável, com redutoras, assegura excelente desempenho fora de estrada. Em estrada, o conforto é aceitável, embora os consumos sejam elevados, facilmente acima dos 10 l/100 km em ciclo misto. Homologado segundo a norma Euro 6e, o modelo não oferece ainda opções diesel ou híbridas, o que, no entanto, pode não ser impeditivo para o seu público-alvo.

Exit mobile version