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Elétrico e Classe 1 nas portagens: é assim o novo Jeep Compass

Com um design mais ousado, tecnologia avançada e uma forte aposta na eletrificação, o novo Jeep Compass cresceu em quase todas as dimensões e assenta agora na nova plataforma multi-energias da Stellantis, apresentando uma variedade de motorizações, desde híbridos ligeiros e plug-in até versões totalmente elétricas.

O design exterior adota linhas mais marcadas, inspiradas no irmão mais pequeno Avenger e no maior Wagoneer S. Destaque para os para-lamas angulosos, faróis LED afilados e grelhas frontais ultrafinas. Os arcos das rodas quadrados e os robustos revestimentos em plástico reforçam o seu carácter aventureiro.

A aerodinâmica também foi aprimorada, com recurso a grelhas ativas que melhoram o coeficiente de arrasto. E, fiel ao seu espírito “inspirado na natureza”, a Jeep oferece seis cores com nomes que parecem saídos de um catálogo de viagens: Hawaii Green, Pacific Blue, Antarctica White, Amazonia Brown, Yosemite Grey e Volcano Black.

Tecnologia e Conforto

Com 4,55 metros de comprimento (+85 mm) e uma distância entre eixos de 2,795 metros (+160 mm), o SUV oferece mais espaço para os passageiros, incluindo +55 mm de pernas e um porta-bagagens ampliado para 550 litros (+45 litros).

Dentro do habitáculo, o salto tecnológico é evidente. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas combina-se com um enorme ecrã de infotenimento de 16 polegadas, dispostos acima de uma fila de botões físicos e um comando rotativo. Os acabamentos em estilo alumínio e os espaços de arrumação generosos completam um interior mais premium e funcional.

A arquitetura STLA Medium é partilhada com outros modelos do grupo Stellantis, como o Peugeot 3008/5008, o Opel Grandland e o Citroën C5 Aircross, modelos com que partilha também a gama de motorizações:

-Híbrido ligeiro (48V) de 145 CV

-Híbrido plug-in de 195 CV

– três versões totalmente elétricas, incluindo uma variante de tração integral com 375 CV

Para alcançar esta potência, a Jeep desenvolveu um novo motor elétrico traseiro, que adiciona 49 kW de potência máxima e 232 Nm de binário.

As versões elétricas garantem até 650 km de autonomia (ciclo WLTP) e suportam carregamento rápido DC de 160 kW, permitindo recarregar de 20% a 80% em apenas 30 minutos.

Em termos de capacidades off-road, o Compass oferece:

-200 mm de altura livre do solo (tração dianteira)

-Ângulos de ataque (20°), saída (26°) e breakover (15°)

-Vau máximo de 470 mm

Nas versões de tração integral, estes valores melhoram ainda mais, com 27° de ataque, 31° de saída e 16° de breakover, além do controlo de descida de inclinações de série.

Quanto a preços, arrancam nos 41.000 € da versão First Edition a combustão, com a motorização 1.2 145 CV DCT6 MHEV, e nos 51.750 € da versão elétrica de lançamento, com motor de 213 CV e bateria de 74 kWh.

Todas a versões são classificadas com Classe 1 nas portagens.

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