O carro que deu menos problemas em 2025 foi o Mazda2, segundo inspeções técnicas na Alemanha.
Estudos e estatísticas valem o que valem, mas um relatório baseado nas rigorosas inspeções técnicas obrigatórias (TÜV) da Alemanha, que avaliam a segurança e o estado de milhões de veículos, revelou os modelos mais e menos fiáveis com 2 a 3 anos de uso em 2025.
E o Mazda2 foi de todos os modelos examinados o carro que apresentou a menor taxa de defeitos graves, enquanto o Tesla Model Y ocupou a última posição, com um índice de problemas muito acima da média.
Os dados, que analisaram cerca de 9,5 milhões de automóveis, mostram que 17.3% dos Tesla Model Y dessa faixa etária foram reprovados por problemas “significativos” ou “perigosos”, o pior resultado registado na Alemanha em dez anos para a categoria. Em contraste, a taxa de avaria do Mazda2 foi de apenas 2.9%
A TÜV, uma autoridade máxima em avaliação técnica, é uma das mais reconhecidas e valorizadas por associações e marcas automóveis na Europa. E na edição mais recente do seu relatório também destacou modelos como o Audi Q4 e-tron (4.0% de defeitos) ou o polivalente VW T-Roc (3.0%), demonstrando que os problemas de fiabilidade não são inerentes à eletrificação, mas específicos da marca.
Fiabilidade e teste
É crucial distinguir entre diferentes tipos de avaliação. Enquanto a TÜV mede a fiabilidade a médio prazo (2-3 anos), outros testes avaliam a qualidade no momento da entrega ou o desempenho global.
