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Dossier – Mercedes-Benz Classe E frente a rivais

O novo Classe E da Mercedes-Benz não é um automóvel qualquer. Em alguns aspetos mostra-se mais avançado até mesmo que o topo de gama Classe S. Cresce em tamanho, ganha um renovado compêndio de tecnologia e estreia um leque muito vasto de motorizações eficientes.

A nova Classe E da Mercedes-Benz vai desembarcar no mercado nacional nas próximas semanas. À primeira vista pode parecer apenas uma evolução modesta da geração precedente, mas o salto qualitativo é enorme em todos os capítulos. Não só cresce em dimensões, como também se mune de um leque de tecnologia de primeira classe, sendo que entre elas encontramos a terceira geração do assistente multimédia MBUX, colocando este Classe E como pioneiro a utilizá-lo.
Quase que nem vale a pena referir o confortável, exclusivo e tremendamente avançado que é, com motorizações mild hybrid e híbridas plug-in logo desde o lançamento. Claro que os concorrentes terão uma palavra a dizer, até porque praticamente ao mesmo tempo chega o novo BMW Série 5 e o Audi A6 mantém-se com grandes argumentos. Os competidores alemães são a referência, mas o exclusivo escaparate não lhe vai facilitar as “coisas” e coloca na sua rota de colisão modelos tão dispares como o DS9, o Jaguar XF, o Lexus ES ou o Volvo S90, mas também não se pode descartar o Maserati Ghibli. Vejamos aquilo que mais se destaca em cada um deles.

MERCEDES-BENZ CLASSE E

Mede 4,95 m de comprimento e conta com um leque de tecnologia tão avançado que virtualmente supera (em alguns aspetos) o topo de gama da marca, o Classe S. Chega ao mercado este verão com versões a gasolina de 204 CV e Diesel de 197 CV, os dois com sistema ECO mild hybrid. Nesta primeira fase também se incluem dois híbridos plug-in com 313 e 381 CV e bateria de 25,4 kWh de capacidade capaz de brindar o seu utilizador com uma soberba autonomia elétrica de 118 km. A caixa é sempre automática 9G-Tronic, e à exceção da versão a gasolina, a restante gama conta com tração integral 4MATIC. Em termos de chassis, pode contar com suspensão pneumática e direção no eixo traseiro. No interior, é ainda mais amplo nos lugares traseiros e a bagageira chega aos 540 litros (370 nos PHEV). A dotação de equipamentos tecnológicos dá para escrever um livro: destacamos o assistente MBUX de terceira geração. O novo ecrã digital para o passageiro, que escurece automaticamente se detetar que o condutor está a olhar para ele quando o carro está a andar para evitar distrações.

AUDI A6

A atual geração do A6 entra na sua etapa final tal como a conhecemos. Apesar dos anos de ativo, ainda é um veículo equilibrado e avançado em todos os aspetos. Chega aos 4,94 m de comprimento, disponibiliza cinco lugares (quatro muito confortáveis) e uma bagageira de 530 litros. Na sua ampla gama existe uma versão a gasolina de 265 CV e três Diesel, com 204 CV, 245 CV e 344 CV. Curiosamente, o mais potente é o Diesel S6, a alternativa desportiva. É preciso ainda juntar dois híbridos plug-in de 299 e 367 CV com uma bateria de 17,9 kWh de capacidade que permite uma autonomia elétrica de 72 km em alcance totalmente elétrico. Toda a gama dispõe de tração integral quattro, contudo a versão de entrada a gasóleo contempla uma opção mais acessível só de tração à frente. A caixa é automática S Tronic de sete velocidades em todos os motores, exceto no S6 que conta com a caixa Tiptronic de 8. Os A6 Diesel e a gasolina incluem hibridação leve e podem contar com suspensão pneumática e faróis matriciais. Custa a partir de 64 376 euros.

BMW SÉRIE 5

É lançado no mercado praticamente ao mesmo tempo do Classe E e já tem preço. A partir de 62 500 euros. Esta geração, a oitava, cresceu consideravelmente até aos 5,06 m de comprimento, posicionando-se assim no topo do segmento. Ganha habitabilidade, enquanto a brilhante bagageira chega aos 520 litros. O posto de condução exibe dois generosos ecrãs digitais seguidos, em disposição convexa (BMW Curved Display), aos quais se junta um Head-up display de realidade aumentada. O ecrã multimédia (14,9”) permite jogar videojogos graças à tecnologia Air Console, que converte um smartphone num comando. No lançamento, será vendido em versões a gasolina 520i com 208 CV e turbodiesel 520d de 197 CV, ambas mild hybrid e com caixa automática de oito relações. Em 2024, a gama vai crescer com a adição de alternativas híbridas plug-in (299 e 489 CV). Pela primeira vez existirá uma opção i5 totalmente elétrica, com 340 ou 600 CV, e até 579 km de autonomia. Tecnologicamente dispõe de estabilização ativa ao adornar da carroçaria.

DS 9

O luxo francês alcança a sua máxima expressão no DS9, berlina de 4,93 m de comprimento com cinco lugares (o lugar central atrás é estreito) e bagageira capaz de 510 litros. O seu interior exibe qualidade semi-artesanal com vários ambientes. A nível tecnológico desfruta de elementos muito avançados, como um sistema de suspensão que recebe informação de uma câmara dianteira capaz de detetar imperfeições no asfalto para antecipar a sua resposta. Ou seja, ajusta a taragem dos amortecedores para aumentar o conforto em qualquer circunstância. Propõe ainda sistema de visão noturna, faróis adaptativos matriciais, assistente de estacionamento automatizado, equipamento de som de alta fidelidade FOCAL e uma completa oferta multimédia. Atualmente, a gama deste modelo está reduzida a duas versões híbridas plug-in. A de 250 CV de tração dianteira e uma mais potente de 360 CV e tração integral. Em ambas, a bateria é de 15,6 kWh e anuncia 74 km em modo elétrico. Admite carregamentos em CA de 7,4 kW. Os preços começam nos 70 235 euros.

JAGUAR XF

A Jaguar será uma marca exclusivamente elétrica em 2025, mas atualmente podemos desfrutar de um dos últimos leques de motores térmicos, como no caso do XF. Esta berlina “estica-se” até aos 4,94 m de comprimento, o interior exibe muito espaço e uma atmosfera de perfil até certo ponto, desportivo. A bagageira disponibiliza apenas 344 litros. Atualmente a gama Jaguar XF apenas contempla uma opção a gasolina P250, com 250 CV e outro turbodiesel D200 que debita 204 CV. Ambas recorrem a blocos de quatro cilindros, a uma transmissão automática ZF de oito velocidades e a tração traseira. O Diesel associa sistema híbrido leve de 48V. Após a sua mais recente atualização passou a incorporar um novo sistema multimédia que recebe a designação Pivi Pro, muito mais completo no que diz respeito a funções e mais intuitivo de funcionar. É ainda beneficiado com um sofisticado sistema de cancelamento ativo do ruído no habitáculo e um retrovisor interior digital gerido por uma câmara (fixa na parte traseira do veículo). Está disponível a partir de 70 514 euros do P250 a gasolina R-Dynamic S.

LEXUS ES

O ES é um dos modelos mais refinados e confortáveis do mercado. Esta berlina de luxo e acabamentos pseudo artesanais mede 4,98 m de comprimento e contempla um bagageira correta, de 454 litros. É vendido apenas na versão 300h, um híbrido autorrecarregável gasolina/elétrico que anuncia uma potência conjunta de 218 CV. O sistema híbrido é composto por um motor a gasolina de 2,5 litros e quatro cilindros com 178 CV e um segundo elétrico de 120 CV. Os dois propulsores estão posicionados à frente, as baterias debaixo do banco traseiro e a tração é traseira. Por seu lado, a caixa do ES, como é habitual na marca, recorre a um sistema de engrenagens planetárias. Na sua última atualização melhorou aspetos como a suspensão, o sistema de travagem e a eficácia de vários assistentes ADAS, como a travagem de emergência, que agora deteta com maior efetividade peões e ciclistas. Otimizou o funcionamento do avançado sistema multimédia Lexus Link Pro com ligação à internet. A versão F Sport monta suspensão de firmeza variável, mas não há alterações em relação a potência ou prestações. Apesar do seu tamanho e do peso (1740 kg), o consumo médio anunciado é de 5,1 l/100 km.

MASERATI GHIBLI

Mede 4,97 m de comprimento e tanto por aparência como pela gama mecânica, propõe a berlina de perfil mais desportivo destas páginas. Para além disso, o habitáculo, que dá para 5 pessoas, é bem construído e contempla muito luxo. Os vidros são duplos para ganhar isolamento, tem equipamento de som premium Harman Kardon, painel de instrumentos digital, um avançado sistema multimédia com sincronização à Amazon Alexa, assistente Google, atualizações OTA… Atualmente, o Ghibli é vendido em três versões.
O GT aposta num propulsor a gasolina 2.0 de quatro cilindros com 330 CV. É o único com sistema mild hybrid. O nível de equipamento Modena opta por um motor a gasolina maior, um 3.0 V6 de 430 CV. No topo da gama surge a versão Trofeo, que conta com o prodigioso (também a gasolina) 3.8 V8 que debita nada mais nada menos do que 580 CV, suficientes para que o Ghibli alcance os 326 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos.
A caixa é automática de oito velocidades em todos, e a tração, traseira, com exceção para a versão intermédia de 430 CV, que conta com tração integral. Quanto ao chassis tem um perfil mais dinâmico para acompanhar o som de qualquer um dos motores, tremendamente desportivo. Rodeia-se de uma ampla lista de assistentes de condução ADAS e tem preços a partir de 116 926 euros.

VOLVO S90

A Volvo continua a ser um baluarte da indústria automóvel se tivermos em conta aspetos como a segurança e o conforto. Nos últimos anos também somou como sucesso, a eficiência, apostando numa gama eletrificada. Estas virtudes também fazem parte do S90, topo de gama da oferta de berlinas da marca sueca. Este sofisticado sedan mede 4,97 m de comprimento e apresenta um interior amplo e ajustado, construído com rigor, qualidade e muita tecnologia. Dispõe de elementos como um sistema de purificação de ar, Google integrado, equipamento de som Bowers & Wilkins, câmara de visão 360º, controlo de ângulos mortos, nível 2 de condução autónoma… debaixo do capô agrupa uma diversidade de motores. É comercializado com um Diesel de 235 CV, associado a uma transmissão automática de oito velocidades; a tração é integral.
Em relação à versão mais potente, a mais eficiente da gama e a mais barata, é a T8 híbrida plug-in gasolina/elétrica que debita 455 CV e anuncia um consumo médio de 0,8 l/100 km. A bateria é de 18,8 kWh que anuncia uma autonomia elétrica de até 89 km. O preço começa nos 76 753 euros.

 

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