Revistacarros

Dono da Amazon lança pick-up elétrica a preço canhão

Rival de Elon Musk como um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, dono da Amazon, também vai concorrer com a Tesla.

A Slate, uma start-up norte-americana de veículos elétricos financiada por Jeff Bezos, fundador da Amazon, acaba de revelar a sua primeira criação: a Slate Truck, uma pick-up compacta, minimalista e surpreendentemente acessível. Com um preço base de 18 mil euros (já incluindo incentivos fiscais nos EUA), este modelo promete democratizar a mobilidade elétrica sem concessões ao luxo – mas com foco na funcionalidade pura.

Design simples, preço canhão
A Truck destaca-se pelo visual espartano: linhas retas, painéis em material compósito e zero adornos desnecessários. A ausência de frescuras é evidente: os vidros abrem à manivela, não há ecrã multimédia (apenas um suporte para smartphone, estilo Citroën Ami) e o interior é básico, com apenas dois lugares de série.

No entanto, a Slate oferece personalização extensiva, desde kits de carroçaria que a transformam num SUV de cinco lugares até versões “fastback”.

Tecnologia essencial, performance suficiente
Equipada com um único motor elétrico (204 cv, 264 Nm), a Truck acelera dos 0-100 km/h em 8 segundos, com velocidade máxima de 145 km/h. A autonomia varia entre 241 km (bateria de 52,7 kWh) e 386 km (84,3 kWh), sendo que um carregador rápido recarrega a bateria de 20% a 100% em menos de 30 minutos.

Apesar do baixo custo, traz suspensão dianteira MacPherson e traseira com eixo de Dion (igual ao do Mercedes Classe G), além de uma caixa de carga com 1047 litros de capacidade. Pode transportar 650 kg e rebocar até 455 kg.

Para Quem?
A Truck parece feita para trabalho urbano ou aventuras sem complicações. Sem infotainment, mas com cruise control, fecho centralizado e uma tomada USB, é um veículo que corta o supérfluo para manter o preço baixo.

As entregas começam no final de 2025, apenas nos EUA por enquanto. Será que este “anti-Tesla” de Jeff Bezos vai conquistar o mercado? Uma coisa é certa: a eletrificação barata acaba de ganhar um novo protagonista.

Leia também: Teste – Renault 5 E-Tech Iconic Cinq 150 CV – Revolucionário?

Exit mobile version