Roberta Zerbi foi oficialmente nomeada como a nova diretora-executiva da Lancia, sucedendo a Luca Napolitano num movimento que faz parte de uma reestruturação mais ampla das operações europeias do grupo Stellantis. A executiva, que reportará diretamente a Jean-Philippe Imparato, chega à histórica marca italiana com um currículo que inclui um dos lançamentos mais emblemáticos da indústria automóvel europeia: a geração de 2011 do Fiat Panda.
Uma líder com o toque de ouro para os lançamentos
A trajetória de Zerbi no setor automóvel preparou-a para o desafio de revitalizar a Lancia. Formada na prestigiada LUISS Guido Carlo em Roma e na Warwick Business School, a nova diretora-geral não é nenhuma recém-chegada ao universo Stellantis. O seu momento mais notável ocorreu em 2011, quando liderou o lançamento do novo Fiat Panda, um modelo que se tornaria um pilar de vendas e um ícone urbano. Essa experiência em reposicionar um nome fundamental na indústria será agora inestimável.
Leia também: BMW M vai terminar com mais versões, mas não há motivos para alarme
A sua carreira posterior consolidou-a como uma especialista em marketing e estratégia de marca, tendo passado por funções de liderança na Ford e Toyota antes de, dentro do grupo, acumular a direção de marketing para Fiat, Abarth, Lancia, Alfa Romeo e Jeep em Itália. Mais tarde, assumiu a liderança da Alfa Romeo na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e, a partir de 2021, da Alfa Romeo e Lancia para a Europa Alargada, antes de um curto período à frente da Stellantis & You.
O grande desafio: escrever o próximo capítulo de uma lenda
Num comunicado, Roberta Zerbi não escondeu a ambição e o respeito pela herança que assume. “É um privilégio liderar uma marca que sempre representou a essência da elegância italiana: beleza com propósito, personalidade desportiva e espírito pioneiro”, afirmou. A executiva deixou claro o seu duplo objetivo: “Preservar os valores únicos da Lancia enquanto acelero a transformação através de uma nova gama de produtos empolgante”.
