Com opções para interior de 3 a 6 passageiros, frigorífico, máquina de café ou até um bonsai vivo sob uma cúpula de vidro, o Dacora EV de 800 CV faz qualquer Bentley parecer discreto…
Se pensava que Rolls-Royce e Bentley eram o auge do luxo automóvel personalizado, prepare-se para conhecer o Dacora EV, um sedan elétrico art déco que eleva o conceito de bespoke a um novo patamar.
Com um preço base de 500.000 dólares (cerca de 460.000 euros), este veículo artesanal promete uma personalização tão extensa que faz a concorrência britânica parecer “pronto-a-vestir”.
Um design que divide opiniões
Desenvolvido em colaboração com a lendária casa de design Pininfarina, o Dacora EV é uma homenagem ao Streamline Moderne, combinando linhas fluidas inspiradas no clássico Chrysler Airflow com elementos que remetem a um barco de madeira Chris-Craft.
A carroçaria apresenta detalhes únicos, como um capô em madeira com frisos metálicos e uma curvatura distintiva nas portas traseiras, batizada de “Darrin dip”. Já o interior é um manifesto contra os materiais sintéticos: zero plásticos, apenas madeira, lã e couro. Os painéis digitais surgem discretamente atrás de folheados de madeira, mantendo um ar clássico quando desligados.

Personalização além do convencional
Enquanto marcas como a Rolls-Royce permitem escolher cores e acabamentos, a Dacora vai mais longe: pode optar por bancos individuais ou um banco de três lugares, acomodando de 3 a 6 passageiros; inclui opções como madeira personalizada no interior (por exemplo, de uma casa de família) e prevê atualizações sazonais, uma vez que a marca lançará duas coleções limitadas de materiais por ano, permitindo que os proprietários “remodelem” o interior conforme as estações.
Tecnologia discreta, performance brutal
Apesar do design retro, o Dacora EV não fica atrás em desempenho. A marca promete até 800 CV de potência, para chegar de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, e uma autonomia de 640 km (com opção híbrida para os menos afeiçoados aos elétricos).
Suspeita-se que a plataforma Ultium da GM esteja por trás da mecânica, embora a Dacora não confirme.
Esta marca fundada por dois engenheiros do MIT, planeia produzir apenas 50 unidades em 2028, aumentando gradualmente para 5.000 por ano na década de 2030. Cada carro será construído à mão em Hudson, Nova Iorque, numa instalação que servirá também como clube privado para os proprietários.
Com mais de 75 reservas já feitas (e um depósito reembolsável de 50.000 dólares), a Dacora quer provar que os EUA podem rivalizar com os melhores do luxo automóvel.
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