O SUV maior da Dacia, o Bigster, promete ser sucessos de vendas e arrasar a concorrência, por isso surpreende pela qualidade, desempenho e… preço competitivo.
Sob a designação Bigster Redust, a Carpoint propõe um tuning quase oficial e duas ideias que são diferentes mas são feitas a partir de um mesmo carro. Um destaca-se mais em estrada, outro fora dela.
Leia também: Dacia não pára: Vem aí um Bigster Coupé para resultar onde o Arkana falhou?
As duas versões afastam-se do modelo de produção e não só visualmente. No caso da versão TT, a Carpoint dotou este Bigster com uma configuração autêntica onde se destacam os pneus General Grabber A/T (235/65 R16) combinados com jantes em liga leve especificamente desenvolvidas.
A via mais larga em ambos os eixos proporciona maior estabilidade de condução e confere a este modelo uma aparência mais potente. Passa a conta com uma entrada de ar no capô, estribos com estrutura reforçada, uma cesta de teto sólida com faixa LED integrada, proteção inferior dianteira e traseira e pintura da carroçaria em verde mate com detalhes em bronze.
Já o Bigster Rdus, mais focado na estrada, a Carpoint baixou a carroçaria em colaboração com a KW Automotive. Disponibiliza uma suspensão coilover ajustável em altura que baixa o centro de gravidade. As jantes em liga leve de 20″ contam com pneus de baixo perfil e rematam a produção.
Os dois veículos são baseados no Bigster original dispõem de um motor turbo a gasolina de três cilindros e 1,2 litros que gera 131 CV de potência e um binário máximo de 230 Nm. A transmissão é feita por uma caixa manual de 6 velocidades em combinação com um sistema de tração integral mecânica (4×4). O motor de combustão é complementado por um sistema híbrido suave de 48 volts, que proporciona maior eficiência, especialmente a baixas rotações.