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Cullinan da Dreame quer ofuscar o verdadeiro SUV da Rolls-Royce

Depois de semanas a divulgar imagens geradas por IA de um Bugatti Chiron e de um Rolls-Royce Cullinan, a Dreame apresentou finalmente aquele que parece ser o seu primeiro automóvel real. Embora o cenário das fotografias ainda pareça algo manipulado digitalmente, o veículo em si desta vez mostra-se fazível.

DreameO novo SUV, ainda sem nome oficial, é praticamente uma homenagem ao Cullinan — até nas portas traseiras com dobradiças invertidas. Para marcar alguma diferença, a Dreame eliminou os pilares B, mas ninguém sabe ao certo o que isso significará em termos de segurança numa colisão.

As primeiras imagens do habitáculo revelam uma aposta séria no luxo. Os passageiros traseiros dispõem de duas poltronas individuais reclináveis até 145 graus, com mais de 1,2 metros de espaço para as pernas. Um túnel central largo separa os bancos, e a distância entre eixos de 3,2 metros explica o generoso espaço interior.

Mais conhecida pelos seus eletrodomésticos — sobretudo aspiradores —, a Dreame destaca agora a sua bateria CTP 4.0. A unidade de 100 kWh fica no centro do veículo, com a opção de um extensor de autonomia, e a potência é entregue por quatro motores elétricos independentes.

No capítulo técnico, a marca afirma que as rodas traseiras conseguem rodar até 24 graus, reduzindo o raio de viragem para menos de cinco metros. A suspensão é adaptativa, ajustando altura e rigidez em tempo real, com dados recolhidos por lidar, câmaras e radar de ondas milimétricas — pelo menos, segundo a empresa.A Dreame confirmou ainda os planos de iniciar a produção do SUV de luxo em 2027.

Não satisfeita em copiar a propriedade intelectual da Bugatti para o seu primeiro carro, a Dreame fez o mesmo com a Rolls-Royce. Nas primeiras imagens reveladas, é evidente que os designers se inspiraram no Cullinan de Goodwood, avaliado em mais de 400 mil dólares.

As fotos e o vídeo preliminar mostram um SUV imponente, com uma grelha de grandes dimensões ao estilo Rolls-Royce (embora sem o icónico Spirit of Ecstasy) e fileiras de luzes LED em ambos os lados. A carroçaria é robusta, mas suavizada pelas linhas arredondadas do capô e do pára-choques dianteiro.

A influência do Cullinan prolonga-se até à traseira: os faróis são muito semelhantes e até o formato do porta-bagagens lembra o original britânico. A diferença mais notória é uma faixa cromada a unir as luzes traseiras — um detalhe que, curiosamente, até acrescenta elegância.

O modelo será apresentado oficialmente amanhã, na Conferência Global de Parceiros Estratégicos, e deverá chegar ao mercado em 2027, o mesmo ano em que a marca pretende lançar o seu sedan de quatro portas inspirado na Bugatti. Ambos os modelos serão supostamente produzidos na Alemanha, numa unidade próxima da Gigafábrica da Tesla em Berlim.

Os detalhes técnicos permanecem vagos. Ainda assim, Yu Hao, fundador da Dreame, tem partilhado nas redes sociais algumas inovações em desenvolvimento, como um sistema de pré-aquecimento que promete reduzir em 38% o consumo de combustível e em 43% as emissões, garantindo que o motor de combustão híbrido trabalha logo à temperatura ideal.

Hao referiu também um chassis inteligente, apoiado em inteligência artificial, capaz de ler a estrada e ajustar a suspensão ativa, além de um sistema de travagem totalmente eletrónico e a maior capacidade de viragem traseira do segmento.

Já o sedan inspirado no Chiron, de acordo com publicações anteriores, terá números difíceis de acreditar: coeficiente aerodinâmico de 0,185, um modo Super Track que acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 1,8 segundos e opções de motorizações 100% elétricas ou com extensor de autonomia.

 

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