A Hyundai tem ambições a criar uma linha específica de modelos de todo-o-terreno, para mercados como o EUA, e para isso apresentou agora o Crater Concept, no Salão de Los Angeles um projeto que pode muito bem antecipar um futuro SUV com capacidades off-road.

O robusto veículo compacto combina características de design da Hyundai com capacidades off-road que lembram SUVs americanos como o Jeep Wrangler ou o Ford Bronco.
As proporções do Crater Concept refletem um espírito aventureiro, este radical SUV foi construído sobre uma arquitetura monocoque compacta, e destaca-se pela sua silhueta arrojada, complementada pelos seus ângulos de ataque e saída acentuados, que favorecem uma exploração off-road exigente e por uma altura solo generosa.
As jantes de 18 polegadas do Crater Concept foram inspiradas, segundo a Hyundai, na imagem de um asteroide hexagonal impactando uma paisagem metálica pura, deixando uma cratera no seu rastro. O design evoca um espírito off-road, combinando robustez com precisão. As jantes são equipadas com generosos pneus off-road de 33 polegadas, proporcionando tração e altura do solo superiores para desempenho em todos os ambientes.
Nota ainda para as proteções na zona inferior da carroçaria, guinchos de reboque e faróis com formato pixelizado, ao estilo do Ioniq 5 XRT, Já a grelha fechada sugere que o Crater Concept pode utilizar uma motorização 100% elétrica, apesar de a Hyundai não ter revelado dados técnicos deste protótipo.
O interior do Crater foi projetado para aventureiros que valorizam um design robusto, funcional e flexível. O design singular do interior do deste concept começa com um sofisticado painel de proteção, que conecta o exterior do veículo ao seu interior.
Desta forma, o lugar da tradicional instrumentação, é ocupado uma estrutura cilíndrica, a todo há quatro mostradores quadrados amovíveis, de estilo widget, que seguem a abordagem BYOD (Bring Your Own Device, ou Traga o Seu Próprio Dispositivo), da Hyundai que propõe uma experiência digital flexível e personalizável que se adapta a diversas situações e preferências de cada utilizador.
Nota ainda para um Head-Up Display a toda a largura do Crater, multifuncional de última geração que inclui uma inovadora transmissão da imagem da câmara do espelho retrovisor, a que se junta um ecrã no volante que pode exibir diferentes mensagens.
Já os bancos apresentam um formato envolvente que se diferencia dos tradicionais, e são combinados com um acolchoamento tridimensional que segundo a Hyundai proporcionam estabilidade e conforto em terrenos acidentados. Para isso, contam com almofadas cilíndricas e um apoio de cabeça ergonómico. Além disso, os bancos estão equipados com sistema de cinto de segurança de quatro pontos.
“A Crater nasceu de uma pergunta: ‘Qual é a aparência da liberdade?’ Este veículo representa a nossa resposta”, disse SangYup Lee, chefe de design global da Hyundai, em comunicado. “É uma visão moldada pela nossa busca incessante por explorar — para inspirar nossos clientes a explorar mais a fundo e a abraçar o impacto da aventura.”