Revistacarros

Conversão do Porsche 924 S não ficou assim tão cara

Porsche 924

Um Porsche 924 S de 1988, convertido para elétrico com motor de um Nissan Leaf de 2023. Novos para quê?…

O proprietário, Karl Nichols, adquiriu o Porsche por um preço interessante após o carro ter estado parado durante 15 anos. Quis reinventá-lo para a nova era elétrica e não lhe deu tanto trabalho assim: usou o motor de 214 CV e a bateria de 60 kWh do Leaf, conseguindo uma autonomia de cerca de 320 km e uma performance de 0 a 100 km/h em 5 segundos. A bateria foi distribuída inteligentemente: metade no compartimento do motor e a outra metade no espaço traseiro que outrora foi o banco traseiro.

A conversão, que demorou cerca de um ano e meio e foi realizada pela EVtuners, totalizou um investimento de cerca de 20.000 €. Inclui sistema de travagem regenerativa, que é ajustável, permitindo desde uma condução com recuperação de energia até um modo “roda livre”.

Ainda falta instalar um sistema de climatização, mas o resultado já é um desportivo clássico, divertido e modernizado, sem um preço proibitivo. E esta heim?…

Veja aqui todo o processo:

Porsche 924: O modelo de entrada que marcou uma era

Disponível a partir do ano modelo de 1976, o 924 foi desenvolvido pela Porsche por encomenda da Volkswagen como sucessor do 914, tendo acabado por ser produzido internamente pela própria Porsche. Este novo modelo de entrada foi construído pela Audi em Neckarsulm, Alemanha.

A carroçaria do 924 foi concebida com uma aerodinâmica avançada para a sua época, graças particularmente ao capô plano e aos faróis escamoteáveis. A partir do ano modelo de 1983, um spoiler traseiro na cor preta veio melhorar ainda mais o coeficiente de resistência aerodinâmica (valor Cx).

Porsche

A Porsche seguiu um caminho inovador no que toca à motorização do 924: pela primeira vez, foi utilizado um motor dianteiro refrigerado a água com cilindros em linha. O motor de 125 CV foi retirado do Audi 100 e modificado pela Porsche. E foi também o primeiro modelo na história da marca com solução transaxle:  combinação de caixa de velocidades e diferencial numa única unidade, que é montada ao longo do eixo de transmissão.

Só com o 924 S, produzido a partir do ano modelo de 1986, é que a série 924 recebeu um motor construído pela própria Porsche: o motor de quatro cilindros em linha de 2,5 litros do 944.

O Porsche 924 S, disponível pela primeira vez no ano modelo de 1986, representou uma atualização técnica significativa para a série 924. Muitos componentes deste modelo provinham do 944. Para além do motor, incluíam-se o sistema de travagem, componentes do chassi e partes do interior. As jantes de liga leve standard, com o seu desenho de “discos de telefone”, também aproximaram esteticamente o 924 S do 944.

O motor de 2,5 litros do 924 S era idêntico ao do 944 e entregava inicialmente 150 cv, valor que aumentou para 160 cv a partir do ano modelo de 1988.

 

Exit mobile version