Revistacarros

Concept Century da Toyota pode ser tudo o que o cliente quiser

O Toyota Century, a limusine para andar motorista por excelência do Japão, acaba de ganhar um visual inesperado.

A marca nipónica revelou as primeiras imagens de um Century Coupé, um fastback de duas portas com suspensão elevada, que deverá fazer a sua estreia oficial no Japan Mobility Show no final deste mês.

Century

Ao contrário de um gran turismo tradicional, este coupé apresenta proporções invulgares: é mais alto, quase como um crossover, e exibe um capô robusto digno de um SUV. O detalhe mais surpreendente é a presença de portas deslizantes do lado do passageiro, e a ausência do pilar B, o que confere ao perfil lateral uma silhueta particularmente elegante e contínua.

Curiosamente, a porta do condutor mantém um funcionamento convencional, o que torna o conjunto ainda mais intrigante — e, ao que tudo indica, é precisamente essa a intenção da Toyota.

Alguns rumores chegaram a sugerir que o Century Coupé poderia ter um banco do condutor central, à semelhança do lendário McLaren F1, mas tal configuração parece improvável. Para isso, seria necessário um piso rebaixado ou um sistema de deslocação automática do banco, de modo a facilitar o acesso. Subir 600 mm do solo para entrar no carro pode ser aceitável num superdesportivo, mas dificilmente o seria num automóvel executivo de luxo.

Na dianteira, destaca-se o emblema do fénix Century, colocado sobre uma grelha parcialmente aberta, o que indica que poderá haver um motor sob o capô — possivelmente o V6 híbrido de 3,5 litros utilizado no Century SUV ou uma configuração híbrida V8, semelhante à da limusina.

A traseira exibe ópticas largas e expressivas, enquanto o perfil fastback sugere que os designers da Toyota se permitiram uma dose extra de ousadia — talvez inspirados por projetos como os da Polestar, uma vez que o modelo dispensa a janela traseira tradicional.

A própria Toyota descreve o protótipo como “único”, o que soa mais a declaração de estilo do que a um modelo de produção iminente. Pode tratar-se de uma peça de design exclusiva, criada para demonstrar o potencial de personalização artesanal da marca, ou mesmo um exemplar encomendado por um cliente privado.

Contudo, depois de a Toyota ter expandido o nome Century para além da clássica berlina — com o recente Century SUV —, não seria surpreendente que este cupê audacioso fosse o próximo passo na globalização da marca mais prestigiosa da empresa.

Seja uma experiência de luxo extremo ou o prenúncio de um novo modelo de halo, uma coisa é certa: a Toyota reconhece que ainda há muito potencial inexplorado na linhagem Century. Saberemos quão ousado é este conceito quando o Century Coupé for revelado oficialmente no Japan Mobility Show no final do mês.

Exit mobile version