Comprou 240 Land Rover Defender e fez o negócio de uma vida
Ricardo Carvalho
Assim que soube que a Land Rover ia descontinuar o Defender para lançar a nova geração, Charles Fawcett comprou 240 unidades e pensou em modificá-los para alcançar uma boa margem de lucro.
A relação de Fawcett com a Land Rover era íntima, por isso, assim que o fim da produção do modelo foi anunciada, encomendou o máximo de unidades que conseguiu.
Como não tinha dinheiro no imediato, acabou por chegar a um acordo com a marca para pagar cada um apenas quando lhe fosse entregue. Negociou um desconto de 14,8% no total da encomenda e comprou cada unidade por 26 mil euros, ou seja pagou no total de 6 milhões e 300 mil euros. Foram entregue 239 unidades.
Fawcett decidiu depois que a sua empresa, a TwistedAutomotive iria transformar cada unidade e vendê-la com lucro. Primeiro, os modelos já modificados pela empresa estavam a ser comercializados por 80 e 100 mil euros, mas agora, dada a procura, já falamos em valores entre os 210 e os 370 mil euros…
Em cada modelo a empresa dedica 1500 horas. Durante este tempo, utiliza peças, componentes e processos desenvolvidos ao longo de 25 anos.
“É realmente um nível extraordinário de atenção aos detalhes que justifica o preço premium, mas ainda assim era um risco enorme. No fim das contas, construímos algo que ninguém precisa, mas o desejo por cada um destes carros é enorme. Ter esse um stock destes veículos permitiu que o negócio crescesse ao longo dos nove anos desde o fim da produção e, nesses nove anos, teremos faturado bem mais de 70 milhões de euros.»
A Twisted diz que agora restam apenas os últimos 21 ou 22 unidades e, quando eles acabarem, não haverá substitutos.