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Como a Etiópia e o Nepal estão a fazer milagres na eletrificação

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Descubra como a Etiópia e também o Nepal se tornaram surpreendentes líderes mundiais na adoção de EV’s, graças a políticas ousadas e aos carros elétricos baratos chineses.

Quando pensa nos países líderes na eletrificação, a Noruega ou a Suécia provavelmente vêm à mente. Mas prepare-se para uma surpresa: a nova vaga de adoção de EV’s está a ser liderada por nações onde o desafio climático se cruza com a oportunidade económica de forma brilhante.

De acordo com dados da Bloomberg, depois da Noruega, os próximos países com a maior quota de mercado de elétricos em 2024 foram a Singapura, a Etiópia e, em terceiro, o Nepal. Sim, leu bem. No Nepal, um impressionante 76% de todos os carros de passageiros novos vendidos são elétricos. Na Etiópia, uma proibição total da importação de carros a combustão catapultou a frota elétrica para mais de 100.000 veículos.

Como é que isto acontece?

O segredo por detrás deste boom inesperado não é a riqueza, mas sim políticas governamentais visionárias e a necessidade de reduzir a dependência de importações de petróleo.

O elefante na sala: A oferta chinesa

Estas revoluções verdes não seriam possíveis sem a China. A vasta produção de veículos elétricos baratos e acessíveis por marcas como a BYD é o outro lado desta moeda da eletrificação. Enquanto o Ocidente impõe tarifas e levanta barreiras aos elétricos chineses, países como a Etiópia e o Nepal estão de braços abertos para eles.

A China não vende apenas carros; oferece parcerias, doações (como 100 autocarros elétricos para o Nepal) e a infraestrutura de carregamento necessária para suportar a transição. É uma relação de benefício mútuo: estes países ganham tecnologia acessível e a China abre novos e cruciais mercados para os seus produtos.

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